ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Respirar fumaça afeta cérebro, espermatozóides e os pulmões

Mário Sérgio Lorenzetto | 01/09/2021 06:40
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Inferno. Seca, calor e fumaça. Outro ano que parece ter saído das páginas de Dante Alighieri, narrando como é o inferno. Uma atmosfera perigosa por dias ou semanas. Os abusos estão livres, leves e soltos. Muitas pessoas estão perguntando: o que respirar toda essa fumaça faz com nossos corpos? A fumaça dos incêndios de nossas matas é uma mistura de produtos químicos e pequenas partículas que escapam das defesas do corpo humano e afetam diretamente os pulmões. Mas o dano não para somente nas vias aéreas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Altera o material genético do espermatozoide.

A fumaça afeta a forma do esperma, sua capacidade de nadar e o material genético que carregam. A Boise State e a Northeastern University, dos Estados Unidos fizeram a pesquisa que mostra as consequências do abuso das queimadas, da ganância desenfreada dos fazendeiros. Simularam um incêndio florestal em um laboratório e chegaram à conclusão que essa exposição resultou em alterações na metilação do DNA do esperma. A metilação é um mecanismo que regula os genes como se fosse um interruptor de lu - acende e apaga - funciona ou impede o funcionamento. Isso pode ser muito prejudicial se ocorrer na época errada da vida ou no gene errado.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A relação entre fumaça e Alzheimer.

A exposição à fumaça de madeira foi associada a problemas de saúde cerebral, incluindo condições como o Alzheimer. Em um artigo na revista científica Epigentics Insights, demonstraram como a fumaça age no sistema inflamatório liberados pelo sistema imunológico. Uma explicação dada pelos cientistas é que uma parte das diminutas partículas das queimadas, além de atingir os pulmões, iria para a corrente sanguínea e viajem para o cérebro. Outra possibilidade de inflamação cerebral ocasionada pela fumaça é de que as partículas dos pulmões gerem sinais inflamatórios que viajem para o cérebro. Por fim, as evidências sugerem que essas diminutas partículas podem chegar ao cérebro diretamente do nariz, seguindo feixes de nervos. Iniciarem os estudos visando descobrir se há relação entre as doenças cardiovasculares e a fumaça. Outra linha de pesquisa está verificando se há relação entre a fumaça florestal e os nascimentos prematuros.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O que você pode fazer.

Comece por ficar alerta com os avisos de fumaça. Em sua casa, troque os filtros dos aparelhos de ar condicionado regularmente e verifique se são do tamanho correto. As máscaras faciais podem ser ótimas ferramentas de defesa, se usadas corretamente. À medida que a bagunça climática aumente, e o descaso dos governos persista, é provável que os incêndios destruam todas as matas e florestas do Mato Grosso do Sul. Cobre das autoridades medidas eficazes. Basta responder a uma indagação: quantos fazendeiros foram multados, processados ou presos por atear fogo no mato que ainda resta?

Nos siga no Google Notícias