Vigorexia, a obsessão masculina por ter um corpo musculoso
Como a busca por um corpo musculoso impacta a saúde dos homens? Existem pesquisas que associam essa preocupação excessiva com a aparência a riscos maiores de depressão, uso de suplementos e esteroides, e abuso de álcool. Enquanto o modelo considerado desejável para meninas é a magreza extrema, os homens jovens perseguem os parâmetros corporais de atletas profissionais. É um padrão igualmente irreal.
Vogorexia, o distúrbio.
Essa obsessão por adquirir um corpo musculoso é entendida como um distúrbio psíquico denominado "vigorexia". Ainda é pouco conhecido e debatido no Brasil. Mas há um estudo considerado fundamental. Pesquisa de Harvad, em conjunto com uma universidade norueguesa, realizado com 2.460 homens entre 18 e 32 anos, investiga a relação dos homens com seus corpos e músculos. E aponta quatro pontos preocupantes.
O estudo em 4 pontos.
1. A busca por músculos definidos é relativamente predominante em toda a adolescência e início da idade adulta dos homens e está associada a amplas e significativas maléficas consequências para a saúde.
2. Meninos e homens obcecados pelos músculos estão mais suscetíveis a exibir sintomas depressivos, uso de produtos não recomendáveis para ganhar massa muscular e abuso de bebidas.
3. Homens gays e bissexuais apresentaram nível mais alto de busca por músculos definidos em comparação com homens hétero.
4. O desejo por um corpo musculoso, e a insatisfação com o próprio corpo, estavam presentes em meninos e homens gordos e magros, mais e menos escolarizados.