ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 25º

Conteúdo Patrocinado

Conheça a Aguapé, a escola de Campo Grande que se baseia na pedagogia Waldorf

Com área externa de 1.000 m², escola dá ênfase ao contato com natureza e ao respeito aos ritmos da infância

Post Patrocinado | 01/06/2024 08:30
Conheça a Aguapé, a escola de Campo Grande que se baseia na pedagogia Waldorf
A Escola Aguapé é um verdadeiro oásis quando o assunto é educação de crianças (Foto: Diogo Gonçalves)

Quem chega na Aguapé logo percebe que está em uma escola diferente. O jardim tem mais 1.000 m², que abarcam horta e pomar, em uma casa de arquitetura surpreendente em pleno Jardim dos Estados.

As salas são amplas e ventiladas, coloridas e acolhedoras, com brinquedos minimalistas e feitos com materiais naturais. Cada canto é muito bem pensado para criar espaço e tempo para o brincar e para a aprendizagem.

Todas essas escolhas não são por acaso: a Escola Aguapé é uma escola Waldorf, ou seja, segue a linha pedagógica desenvolvida na Alemanha no início do século XX pelo filósofo Rudolf Steiner. Essa é a pedagogia que mais cresce no mundo e é a preferida das famílias do Vale do Silício, nos EUA, para seus filhos.

A escolha tem bons motivos: é a forma de ensino que aposta na experimentação do mundo real e no fomento à criatividade, à curiosidade e às habilidades artísticas.

Conheça a Aguapé, a escola de Campo Grande que se baseia na pedagogia Waldorf
Crianças têm contato diário com a natureza e aprendem colocando o pé na grama (Foto: Mariana De Capitani)

Jamile Pondaco, psicóloga infantil e integrante da coordenação pedagógica da Aguapé explica: “A pedagogia Waldorf é reconhecida internacionalmente por ser fundamentada em práticas educativas que desenvolvem o aluno de forma integral, ou seja, associando habilidades corporais, cognitivas e socioemocionais, bem como a relação da criança com o mundo que a cerca. O objetivo da educação na primeira infância é o desenvolvimento do corpo físico e o sentido de que o mundo é bom, construindo uma base socioemocional necessária para o desenvolvimento intelectual, atendendo às necessidades atuais e futuras da criança”.

No Brasil, são raras as capitais que não possuem uma escola com tal pedagogia. Nossa vizinha, Cuiabá, por exemplo, tem sete escolas Waldorf atualmente.

Conheça a Aguapé, a escola de Campo Grande que se baseia na pedagogia Waldorf
Acolhimento e respeito ao tempo de cada criança é fundamental para Pedagogia Waldorf (Foto: Mariana De Capitani)

A pedagogia Waldorf na prática

Tendo como base as fases do desenvolvimento humano na educação infantil, as atividades realizadas na escola acontecem seguindo um ritmo ao longo da semana. No Jardim de Infância, em cada dia da semana, há uma atividade principal: horticultura, trabalhos manuais, aquarela, culinária e desenho livre. A rotina é permeada pelo livre brincar, que é a principal linguagem da criança, sua forma de descobrir o mundo e onde mora toda sua criatividade.

Já no início do Ensino Fundamental, a aprendizagem dos conteúdos acontece a partir de vivências concretas e emocionalmente significativas para as crianças - e não através de estímulos puramente intelectuais. Permeado por histórias, imagens e vivências corporais, o aprendizado segue um caminho que parte do concreto para o abstrato, da percepção para a compreensão.

Conheça a Aguapé, a escola de Campo Grande que se baseia na pedagogia Waldorf
Atividades artísticas são um dos pilares da pedagogia (Foto: Diogo Gonçalves)

Além de cumprir todos os requisitos da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, o currículo da escola é enriquecido por propostas artísticas em todas as séries. “Uma educação permeada por arte é uma característica importante das escolas Waldorf. É através da arte que conseguimos nos expressar e nos sensibilizar com o mundo. A pintura, a música, o desenho nos conectam de forma sensível e direta com o mundo. Uma linguagem essencialmente humana.”, explica Viviane Amaral, professora da escola.

Escola de portas abertas

Algumas dessas atividades do dia a dia das crianças poderão ser vivenciadas pelos pais interessados durante o Portas Abertas da escola que acontecerá no dia 8 de junho, sábado, das 9h às 12h. Neste dia, a escola receberá famílias que queiram conhecer um pouco mais do trabalho que tem sido feito por lá. Haverá, também, uma roda de conversa sobre a pedagogia Waldorf na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, além de oficinas de aquarela e de preparo do pão.

“Rudolf Steiner dizia que toda criança deve ser olhada com devoção e amor. É assim que nossas crianças são tratadas na escola e é assim que elas se abrem plenamente para o aprendizado. Porque a educação deve ser respeitosa e deve ser coerente com todas as fases de desenvolvimento do ser humano. Só assim é possível apoiar um crescimento saudável e estimular uma paixão duradoura pelo aprendizado”, finaliza Jamile.

Conheça a Aguapé, a escola de Campo Grande que se baseia na pedagogia Waldorf
Alunos com “a mão na massa” em atividade de culinária ao ar livre (Foto: Alexandre Basso)

A Escola Aguapé oferece Jardim de Infância e Primeiro ano do Ensino Fundamental no período matutino e contraturno no vespertino.

A escola fica na Rua Goiás, 1565, Jardim dos Estados. (Veja como chegar).

Mais informações pelo telefone: 67 99205-3309 (Clique aqui).

No Instagram, siga @escolaaguape.

Nos siga no Google Notícias