Doença do tártaro: inflamação pode levar até à perda dos dentes
Dr. Diogo Coelho explica sobre como o acúmulo de tártaro afeta os dentes naturais e até os implantes
Seja nos dentes naturais ou implantes, a “doença do tártaro” pode gerar sérias consequências e, hoje, o Dr. Diogo Coelho irá explicar sobre como é importante se atentar às suas causas e consequências. Chamada de doença periodontal ou periodontite, ela nada mais é do que uma inflamação bastante séria que afeta tanto a gengiva quanto os ossos que sustentam os dentes.
Mas como o quadro se desenvolve? Quando não há cuidados adequados com a higiene bucal, há um acúmulo de placa bacteriana que pode levar à doença do tártaro. “Com o tempo, isso pode causar a perda do osso ao redor dos dentes e até mesmo levar à perda dos próprios dentes”, descreve o Dr. Diogo.
Além de afetar os dentes naturais, uma inflamação parecida ocorre também ao redor dos implantes dentários e é chamada de periimplantite. Na prática, ela pode causar a perda do implante.
Longe de ocorrerem isoladamente, as duas situações se conectam porque quem já tem a doença periodontal possui um risco ainda maior de desenvolver a segunda condição caso tenha implantes.
“Isso porque as bactérias que causam a inflamação nos dentes podem se espalhar para a área dos implantes, causando mais problemas. Portanto, é fundamental tratar a doença periodontal quando se pensa em colocar implantes dentários”, descreve o dentista responsável pela Clínica Refinare.
Sintomas e tratamento
Para se atentar, os sintomas são: gosto amargo na boca, mau hálito, sangramento da gengiva, gengiva avermelhada e inchada.
Agora, sobre o tratamento, como tratar a doença periodontal? Segundo o Dr. Diogo Coelho, o paciente passa por uma limpeza profunda que irá remover a placa bacteriana e o tártaro que se acumulam nos dentes e gengivas.
Caso o quadro seja mais complicado, pode ser necessário realizar pequenas cirurgias que irão limpar os espaços mais afetados e também atuar no processo de recuperar as gengivas.
Se a situação envolve implantes, há também a limpeza e, com casos graves, a reconstrução do osso e da gengiva.
E, reforçando, o dentista defende que caso não haja o tratamento adequado, o paciente pode perder os dentes e implantes. Ou seja, desde a mastigação até seu sorriso serão afetados.
Agora, sobre como prevenir, a dica é manter uma boa higiene bucal e visitar seu dentista com frequência.
Com profissionais especializados e formada por um complexo tecnológico, a Clínica Refinare possui tudo o que você precisa para ser bem atendido e diagnosticar se seu caso se encaixa na doença do tártaro. Além disso, seu acompanhamento será completo para que a saúde siga sem problemas.
Especificamente sobre o Dr. Diogo Coelho, o responsável pela clínica é palestrante internacional, professor e cirurgião-dentista. Então, procure a equipe e garanta um cotidiano tranquilo e com muitos sorrisos.
Entre em contato através do WhatsApp (Clique aqui) para agendar seu atendimento com Diogo.
A Clínica Refinare Odontologia fica localizada na Rua Bahia, número 12, no Centro (Veja como chegar).
Mais informações também podem ser conferidas através do site e no Instagram @prof_diogocoelho ou @refinareodontologia.