Bombeiros salvam bebê e gestante de 15 anos em parto de risco no Jardim Leblon
O bebê apresentava risco de perda oxigênio devido ao cordão umbilical envolto ao pescoço
Na manhã desta quarta-feira (5), no bairro Jardim Leblon, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi responsável por um resgate emocionante. Uma gestante de 15 anos entrou em trabalho de parto, com o bebê apresentando risco de perda de oxigênio devido ao cordão umbilical envolto em seu pescoço.
Por volta das 8h30, os sargentos Michel Melin e Daniel Santos, do serviço motossocorro do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul), chegaram à residência onde a jovem mãe estava em trabalho de parto. No local, a mãe demonstrava fadiga e incapacidade de continuar as contrações.
Durante o processo, os bombeiros identificaram a gravidade da situação, pois o cordão umbilical estava enroscado no pescoço do recém-nascido, obstruindo o parto e restringindo o fluxo de oxigênio essencial para o bebê.
Com agilidade, a equipe realizou as manobras para desobstruir as vias aéreas e girar o bebê, permitindo o nascimento seguro. “Logo que nasceu, a criança não chorou e estava toda cianótica, com um tom roxo e azulado. Realizada desobstrução, limpeza das vias aéreas, logo em seguida a criança começou a chorar”, explica o sargento Michel.
De acordo com o sargento Michel, o serviço motossocorro tem como objetivo realizar o primeiro atendimento em ocorrências clínicas e traumáticas, como partos, paradas cardiorrespiratórias, acidentes de trânsito e ferimentos. “Ocorrências como essa são sempre carregadas com uma carga de emoção diferente”, comenta.
Após o parto, a equipe do Corpo de Bombeiros prestou os primeiros atendimentos e outras viaturas foram acionadas para transportar mãe e bebê para a maternidade Cândido Mariano, na Rua Marechal Rondon, em Campo Grande.