ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 28º

Direto das Ruas

“É a única que tem”, diz enfermeira para pai após aplicar vacina vencida em bebê

A mãe conta que a família só viu o frasco depois de pedir que a funcionária mostrasse

Geniffer Rafaela | 01/03/2023 18:25
Frasco da vacina vencida que foi aplicada em bebê na UBS Lar do Trabalhador (Foto: Direto das Ruas)
Frasco da vacina vencida que foi aplicada em bebê na UBS Lar do Trabalhador (Foto: Direto das Ruas)

Mãe denuncia UBS (Unidade de Básica de Saúde) do Bairro Lar do Trabalhador, após enfermeira aplicar vacina de febre amarela em bebê de 9 meses. A situação aconteceu na tarde desta quarta-feira (01), a mãe conta que a família só viu o frasco depois de pedir para a funcionária mostrar. Ao ser questionada por pai, a enfermeira disse: “É a única que tem”.

A mulher de 37 anos, que preferiu não ser identificada, conta que foi em outra unidade de saúde à procura da vacina, mas foi informada que eles não estavam aplicando, pois a vacina estava vencida. “Quando chegamos a enfermeira de má vontade já foi realizando os processos e enfiando a agulha na criança”, explica.

O pai da bebê, que acompanhava a vacinação, foi quem pediu para ver o lote e a validade da vacina. “A gente já vacinou em clínicas particulares e eles sempre mostram antes de aplicar, mas ela só mostrou porque a gente pediu”, disse.

“Quando viu que estava vencida ele perguntou ‘você aplicou a vacina vencida?’ E ela respondeu ‘É a única que tem’, aí ele ainda disse ‘Então porque tu aplicou?’”, a mãe ainda conta que depois da verificação de validade procurou a servidora responsável pela UBS que abriu um chamado na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande).

Após ter recebido a dose vencida da vacina, a mãe explica que a criança ficará em observação. “A minha filha vai ficar em observação durante 10 dias, eles disseram que irão nos ligar para ver se houve alguma reação. Depois vão ver se vai precisar tomar uma dose de reforço ou se essa dose que venceu ontem vai estar valendo”, explicou.

Também foi dito pela mulher que depois de toda a situação a enfermeira chegou a chorar e pedir desculpas. “Fica essa revolta, né? Quantas pessoas ela não ia vacinar com essa vacina vencida? A gente tem todo um cuidado e daí vem uma pessoa dessa e faz uma coisa dessa. É um sentimento de revolta!”, diz a mãe.

A Sesau informou que irá abrir um procedimento para apurar a situação. Foi confirmado que a criança será acompanhada pela unidade para verificar possível reação ou efeito colateral. A secretaria afirma não saber de nenhum outro caso parecido, sendo que essa situação foi encaminhada para o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais do Estado para avaliação e parecer sobre a conduta a ser adotada.

Os lotes de vacina que estão vencidos serão recolhidos e posteriormente descartados. A unidade será abastecida com novas doses. A Sesau ainda informa que não há falta do imunizante no Município. A secretária afirma que os profissionais que atuam nas salas de vacinação são devidamente capacitados e orientados sobre os protocolos vigentes e devem segui-los de forma rigorosa.

Direto das Ruas - O imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. 

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias