ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  12    CAMPO GRANDE 22º

Direto das Ruas

Mulher abandona gata doente em recepção de repartição pública e some

A recepcionista da Subsecretaria de Bem-Estar Animal gravou a mulher indo embora após deixar o animal

Por Lucas Mamédio | 12/11/2024 16:37


Uma mulher, ainda não identificada, abandonou uma gata doente na recepção da Subsecretaria de Bem-Estar Animal de Campo Grande, na Rua Rui Barbosa. A mulher estava acompanha de uma criança, que aparentava ser filha dela.

O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (12). A recepcionista da Subea gravou um vídeo da mulher indo embora após deixar o animal lá. Ela explica para a pessoa que abandono de animal é crime e é, aparentemente, xingada.

Ainda conforme a funcionária, a mulher chegou ao local solicitando atendimento para o animal. Enquanto a funcionária da recepção explicava a ela os procedimentos do atendimento, ela disse que não ia levar o animal para morrer em casa e que o hospital não queria atendê-la, "deixou o transporte com a gatinha doente na nossa recepção e saiu andando porta afora", disse a servidora.

Ela ainda conta que não é primeira vez que esse tipo de situação acontece, mas como a pessoa estava de carro foi encontrada pela placa do veículo.  "Essa infelizmente saiu andando a pé e não tivemos como localizar. Só conseguimos fazer a filmagem dela abandonando e desacatando funcionários da equipe".

A gata foi encaminhada para realizar um procedimento cirúrgico. Segundo os veterinários que fizeram o primeiro atendimento, a suspeita é de que ela estivesse prenhe e os fetos tenha morrido. A boa notícia é que a gatinha já tem um lar para ir depois da cirurgia, pois foi adotada.

Gatinha esperando para passar por cirurgia após ser abandonada (Foto: Reprodução)
Gatinha esperando para passar por cirurgia após ser abandonada (Foto: Reprodução)

Abandono é crime? - O abandono de animais é considerado crime no Brasil. De acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), o abandono de animais é punido com pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa.

A legislação prevê que o abandono de animais é uma forma de maus-tratos, pois coloca em risco a vida e o bem-estar do animal, que pode sofrer de fome, sede, doenças, e até mesmo ser atropelado ou atacado por outros animais.

Além disso, os municípios também podem ter leis específicas que tratam do abandono e maus-tratos de animais, com penalidades adicionais.

Dezembro Verde - Mês que vem é celebrado o "Dezembro Verde", uma campanha de conscientização sobre a proteção dos animais, especialmente no combate ao abandono e maus-tratos. Ela ocorre durante o mês de dezembro e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância de adotar uma postura mais responsável em relação aos animais, promovendo ações de resgates, adoções e, sobretudo, a reflexão sobre a necessidade de dar um tratamento digno e respeitoso a todos os seres vivos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias