ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Direto das Ruas

Sem luz há mais de 60 horas, moradores de zona rural acumulam transtornos

Energia na região do Marimbondo acabou às 3h da manhã de sábado (13), afetando diversas chácaras

Por Jhefferson Gamarra | 15/01/2024 15:09
Pedras de gelo foram colocadas no freezer para os alimentos não perecerem (Foto: Direto das Ruas)
Pedras de gelo foram colocadas no freezer para os alimentos não perecerem (Foto: Direto das Ruas)

Moradores da zona rural conhecida como Região do Marimbondo, em Jaraguari, a 47 quilômetros de Campo Grande, estão às escuras desde a madrugada de sábado (13), quando a energia elétrica foi interrompida. Sem previsão para restabelecimento, a região acumula transtornos que vão desde a falta de água até a perda de alimentos perecíveis.

No local, como não há água encanada, a captação é realizada por meio de bombas que captam água de poços, que, sem energia, não podem ser acionadas para encher as caixas d'água. Os moradores temem pela falta de água para oferecer aos animais que são criados nas chácaras da região.

"Desde a madrugada de sexta para sábado, por volta das 3h, está sem energia. Já foram abertos vários atendimentos e toda hora dizem que estão resolvendo, porém até agora nem sinal da luz. Como é uma região sem água encanada, a água também já está em falta. Inclusive, os animais estão à mercê da chuva para não passarem sede”, relata Mario Freitas, assistente social de 35 anos.

Para não perder alimentos, o assistente social conta que estão comprando gelo na cidade e colocando em freezers, mas que diante da demora, alguns laticínios precisaram ser descartados. Eles recorrem à zona urbana também para carregar celulares.

“Deram um prazo de 22 horas, mas não foi cumprido. Outras cinco chácaras de vizinhos que conhecemos também está sem energia. Colocamos gelo no freezer, mas minha mãe teve que jogar fora algumas coisas que estavam na geladeira”, lamenta o assistente social.

Em nota, a Energisa, concessionária responsável pelo abastecimento de energia na região, informou que a região não chegou a ficar 60 horas ininterruptas sem energia. Segundo a empresa, foram ram constatadas duas ocorrências na região em datas distintas. No dia 12 de janeiro, foi identificada interrupção de energia e as equipes fizeram manobras para restabelecer o fornecimento. No dia 14, as condições climáticas na região provocaram nova interrupção, sendo mais uma vez realizado o serviço de reparo pelas equipes da concessionária.

Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. 

Clique aqui e envie agora uma sugestão.  

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

(*) Matéria editada às 12h13 do dia 16 de janeiro para acréscimo da nota da Energisa. 

Nos siga no Google Notícias