ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Com 13° na conta, venda de veículos em MS cresce 18% em novembro

Renata Volpe Haddad | 06/12/2016 08:52
Vendas de veículos novos cresceram 18% em novembro, no Estado. (Foto: Arquivo/ Campo Grande News)
Vendas de veículos novos cresceram 18% em novembro, no Estado. (Foto: Arquivo/ Campo Grande News)

A vendas de automóveis novos em Mato Grosso do Sul, registrou crescimento de 18% em novembro, se comparado com outubro. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram emplacados 1.801 carros no mês passado e 1.539 em outubro.

A recuperação aparece em meio a quedas mensais consecutivas. Porém os dados de 2016 não são bons. Em relação ao mesmo período de 2015, a queda no emplacamento é de 14%, sendo que em novembro do ano passado, foram vendidos 2.096 carros novos.

As vendas de veículos comercial leve também cresceram e registraram em novembro, aumento de 16,9%. Foram vendidos 559 carros utilitários no mês passado.

Recuperação também nas vendas de caminhões com crescimento de 73% no setor. No mês passado, foram comercializados 71 veículos novos, contra 41 em outubro. Se comparar com o mesmo período de 2015, a queda é de 17,4%, sendo vendidos 86 caminhões em novembro do ano passado.

Também houve recuperação nos emplacamentos de motos, em Mato Grosso do Sul. Em novembro, foram emplacadas 1.045 veículos contra 842 em outubro, aumento de 24%.

De acordo com o presidente da Fenabrave/MS, Cristiano Gionco, a recuperação nas vendas dos veículos se deve ao 13º salário. "Essa questão é muito forte e isso influencia nas vendas dos carros, até porque as pessoas querem viajar e para isso trocam de veículo. As montadoras também participaram da Black Friday e deram descontos reais, tornando os preços mais atrativos".

Para dezembro, a expectativa é de vendas melhores, mas talvez não supere novembro, pois terá menos dias úteis. "Há recesso e isso pode atrapalhar um pouco, porém, queremos que continue em crescimento, já que tem a outra parcela do 13º e vamos ver se as montadoras vão fazer promoções também neste mês".

Já em 2017, as promoções são de carros modelos 2016/2017. "Estamos em um situação de recuperação de mercado e se as montadoras fizeram promoção de taxa de juros em 0%, isso agrada os clientes. Eu acho que será um ano melhor que este, mas as concessionárias se adequaram a realidade e aprenderam a usar a criatividade e a trabalhar em um ano de economias".

Nos siga no Google Notícias