MS aparece no 3º lugar em estudo sobre liberdade econômica da Mackenzie
Estão à frente São Paulo e o Espírito Santo; são avaliados dados de 2021
Mato Grosso do Sul foi classificado como o terceiro Estado com maior índice de liberdade econômica no país, na avaliação do Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual 2023. À frente estão São Paulo (1º) e Espírito Santo (2º).
Santa Catarina (4º) e Mato Grosso (5º) fecham o top 5. O levantamento compara ambientes de negócios em cada unidade da federação e foi divulgado no final de novembro.
Esse índice é calculado com base em nove indicadores, que avaliam aspectos como gastos dos governos, carga tributária e liberdade no mercado de trabalho. São dadas notas de zero a 10. Quanto maior ela for, mais alto é o grau de liberdade econômica, conforme o estudo.
Os dados analisados são referentes a 2021, e abarcam políticas dos governos em relação à pandemia de covid-19, como campanhas de vacinação e aval para retomar atividades econômicas após o período.
Média - A nota de Mato Grosso do Sul foi 5,40. A de São Paulo foi 6,03 e a do Espírito Santo foi 5,72.
Em último lugar no índice está o Piauí. A nota dada foi 3,35.
A nota média do Brasil no índice em 2023 foi de 4,38. Mato Grosso do Sul e os outros quatro estados que compõem o top cinco estão acima dessa nota.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.