Receita revela na quarta os contribuintes que receberão R$ 7,5 bilhões do IR
Consulta ao primeiro lote de pagamentos das restituições do Imposto de Renda poderá ser feita a partir das 10h
A partir das 10h de quarta-feira (24), a Receita Federal abrirá para consulta o primeiro lote de restituições do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física). No dia 31 de maio, serão depositados R$ 7,5 bilhões para 4.129.925 de contribuintes. O órgão não divulgou dados de Mato Grosso do Sul.
Estão contempladas nesta primeira etapa restituições residuais, ou seja, que por algum motivo não foram pagas em anos anteriores e, agora, estão liberadas.
Ainda de acordo com a Receita, todo o valor será destinado a contribuintes que têm prioridade, sendo 246.013 contribuintes idosos acima de 80 anos, 2.464.031 contribuintes entre 60 e 79 anos, 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, 204.020 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.
Para saber se a sua restituição estará disponível no dia 31, basta acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito pelo portal do banco, https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo, há mais uma chance: requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".