Pais e filhos são chamados a ajudar em guia para uso consciente da tecnologia
O governo abriu consulta pública que vai durar 45 dias e terá como resultado guia previsto para 2024
Em comemoração à Semana da Criança, o Governo Federal abriu consulta pública na plataforma Participa, para ouvir estudantes, pais e responsáveis durante 45 dias, sobre como evitar os efeitos nocivos do abuso do tempo na frente de telas.
A ideia é chegar a um texto com estratégias para o uso responsável de dispositivos digitais por crianças e adolescentes, criando um Guia Oficial com orientações embasadas em evidências.
Segundo a Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o Brasil é um dos países com maior tempo de uso da internet, por isso enfrenta desafios relacionados ao uso excessivo. "O fechamento de escolas durante a pandemia da Covid-19 agravou esse cenário. Embora ofereçam amplo acesso a informações e interações, esses dispositivos também apresentam riscos, preocupando médicos e pesquisadores", informa a pasta.
Os impactos envolvem desde prejuízos à saúde física e mental, além de facilitar crimes, como abuso sexual. "É consenso científico que medidas para promover o uso consciente são urgentemente necessárias", justifica a Secretaria.
Apesar de a Sociedade Brasileira de Pediatria ter publicado um Manual de Orientação em 2016, atualizado em 2019, ainda não há diretrizes governamentais específicas sobre o assunto.
Partindo do princípio de que a proteção integral de crianças e adolescentes é responsabilidade compartilhada entre família, sociedade e Estado, a consulta pública ouvirá a opinião de famílias, educadores, usuários de tecnologia, organizações da sociedade civil e o setor privado. O Guia Orientativo deve ser concluído em 2024.
Também participam do trabalho, membros dos ministérios da Saúde, da Educação, da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Para colaborar na discussão, clique aqui.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.