Reforço em escolas municipais vai até 2024 com foco em português e matemática
Pais terão representante na comissão de intervenção pedagógica que será instituída por diretores
A Semed (Secretaria Municipal de Educação) publicou hoje (15) uma resolução que cria o programa “Caminhos para Equiparação das Aprendizagens”, uma forma de recuperar os prejuízos das aulas remotas em 2020 e 2021, em função da pandemia. Em maio, a secretaria começou o reforço escolar em 12 escolas e estudava criar o 5º tempo, mas a resolução do novo programa não detalha os horários das aulas adicionais.
Na volta das férias, no dia 26 de julho, alunos do 3º ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, incluindo todas as fases da EJA (Educação de Jovens e Adultos), farão parte do novo programa com todas as disciplinas e enfoque especial em língua portuguesa e matemática.
O programa vai até 2024 com aulas presenciais para fazer com que os estudantes aprendam o essencial para continuar a trajetória escolar.
Os pais terão representante na comissão de intervenção pedagógica, que será instituída pelos diretores de cada escola.
Também farão parte da comissão um professor representante dos anos iniciais, a partir do 3º ano do ensino fundamental; um de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental; um de matemática dos anos finais do ensino fundamental; um do ensino médio, se houver; um representando a EJA, se houver; além do diretor ou o diretor adjunto, quando houver; e um da equipe técnico-pedagógica da escola.
A didática e a metodologia de cada escola ficará por conta de cada diretor e membros da comissão, que deverão eleger um coordenador para o projeto. A Suped (Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais), deverá proporcionar formação continuada, nas modalidades presencial e/ou a distância, para subsidiar, teórica e metodologicamente, os profissionais de educação da rede, além de elaborar e disponibilizar o material.
Clique aqui para ver a resolução que cria o programa na página 44 da edição de hoje do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).
A reportagem aguarda resposta da Semed sobre a criação do 5º tempo nas escolas, que estava sendo estudada pela secretaria, e se há previsão de contratar mais professores para o programa.