Rematrículas abrem nesta quinta-feira com mais 5 mil vagas para creches
Município tem quase 9 mil crianças, de 0 a 3 anos, na fila de espera por vagas em Emeis
Com 9 mil crianças na fila de espera por vagas em creches de Campo Grande (Emeis), a prefeitura anunciou, nesta terça-feira (14), a data de rematrícula na rede municipal, que começa nesta quinta-feira (16) e se estende até o dia 18 de dezembro. Além disso, para tentar diminuir a lista de espera, a gestão ampliou o número de novas vagas. Serão mais 5 mil para crianças de 0 a 3 anos em 2024.
Para novos alunos o período de matrícula é a partir do dia 11 de janeiro, fundamental. Já para as Emeis, a primeira listagem será publicada no dia 1º de dezembro e a efetivação até dia 16. A segunda listagem será divulgada dia 11 de janeiro de 2024, com efetivação até dia 17 de fevereiro. Os pais ou responsáveis podem conferir no site ou pelo telefone 0800 615 15 15.
Diante do número insuficiente de vagas para sanar o déficit do município, o secretário de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, disse que o problema é antigo na cidade e que 12 mil crianças passam pela primeira educação (creches).
“Com certeza 5 mil vagas, com o remanejamento que é feito, nós vamos conseguir sanar parte do problema e continuaremos avançando. Com certeza a gente vai conseguir diminuir esse grande déficit”. Segundo ele, a lista com os alunos que não conseguiram vaga só será realizada em fevereiro.
“Nós temos três Emeis que serão entregues aí para o mês de janeiro, São Conrado, Anápolis e Vila Natália, que estão em processo. Além disso, temos mais seis que estão em processo de licitação. Ou seja, serão oito Emeis entregues em 2024.”
Para ele, a fila de espera só será solucionada com planejamento e a confirmação da matrícula. “Às vezes, o pai não confirma a vaga agora e ele busca isso em março e isso causa um grande problema para nós".
Atualmente, a rede municipal conta com 111 mil alunos, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, em 205 unidades espalhadas pela sete regiões de Campo Grande.
A prefeita, Adriane Lopes (PP), disse que o município tem investido na Educação Infantil para uma entrega de melhor qualidade. Isso inclui os projetos parados e construção de Emeis, além da troca de cadeiras e mesas e compra de veículos que vão auxiliar na educação. “Novo material escolar, uniformes, escolas sendo revitalizadas, criamos um ambiente totalmente adequado para que os nossos alunos cresçam, se desenvolvam na Rede Municipal de Ensino”.
Sobre a oferta de vagas para crianças de 5 a 9 anos, Ensino Fundamental, a prefeita ressalta que a ampliação de vagas feitas em parceria com o Estado nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul vai ajudar muito o município. "Então para nós também vai ser muito positivo esse espaço que o Estado está novamente abrindo para que a gente possa matricular mais crianças". Ela pede que os pais ou responsáveis estejam atentos ao período de rematrícula.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.