Com qual frequência você doa sangue no ano? Participe da enquete
Em 14 de julho de 2005, foi estabelecido o Dia Mundial do Doador de Sangue para celebrar e agradecer ao doador
Nesta quarta-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Pensando nisso, o Campo Grande News quer saber: com qual frequência você doa sangue no ano? As opções são: "Pelo menos uma vez", "duas ou mais vezes" ou "não sou doador". Participe da enquete votando no final da matéria ou na capa do jornal e deixe seu relato nas nossas redes sociais.
Em Mato Grosso do Sul, os estoques dos tipos sanguíneos O+ e O- estão em estado crítico. A gerente de relações públicas do Hemosul, Mayra Franceschi, conta que hoje vários municípios estão realizando um dia especial para o doador com comidas especiais. "Aqui na Capital, geralmente são esperados de 250 a 300 doadores. Faz muito tempo que não vemos um 14 de junho 'chuvoso' e frio como este. Vamos ver se mesmo com essa chuva conseguimos que as pessoas compareçam", comenta.
De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha tem o propósito de agradecer aos doadores antigos, incentivar novos doadores por meio da conscientização da importância da transfusão de sangue segura. "O sangue é insubstituível e não é produzido artificialmente: somos a única fonte de matéria-prima para uma transfusão", pontua o texto da campanha do Ministério. A data é celebrada desde 2005 no mundo todo.
Em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã, a doação de sangue pode ser feita de segunda a sexta, das 7h às 12h. Em Paranaíba e Coxim, a doação acontece das 7h às 11h. Confira aqui os endereços dos pontos de doação do Hemosul.