ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, DOMINGO  02    CAMPO GRANDE 22º

Enquetes

EaD não vai acabar com ensino presencial, dizem 64% dos leitores

Professores em sala de aula e convivência escolar são fundamentais, declaram os leitores

Idaicy Solano | 07/07/2023 08:42
EaD não vai acabar com ensino presencial, dizem 64% dos leitores
Segundo Inep, na última década, o Ensino a Distância cresceu 474% e cursos presenciais diminuíram em 23,4% (Foto: Paulo Francis/Arquivo Campo Grande News)

A maioria dos leitores, 64%, disse na enquete do Campo Grande News de quinta-feira (6) que não acham que a Educação a Distância pode acabar com o ensino presencial; 36% responderam que acham que modalidade vai acabar com as aulas presenciais.

A leitora Cris Souza comentou nas redes sociais do jornal que a educação presencial é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. "Na educação básica, acho que é imprescindível, pois também se trabalha o desenvolvimento social do aluno. Agora, no nível superior, não vejo necessidade de algumas matérias serem presenciais".

A leitora Mikaela Cristaldo acredita que o ensino presencial não vai acabar totalmente, mas os cursos híbridos, que são parcialmente presenciais, vão ganhar mais espaço. "Os cursos híbridos andam fazendo muito sucesso, pois para quem estuda e trabalha, o híbrido possui a facilidade do EAD e ainda conta com a qualidade do presencial, como monitoria e dúvidas sendo discutidas diretamente com algum professor".

A leitora Bernadete Waenga comentou que "a presença de um professor é fundamental", e o leitor Bruno Miranda Durex completou que "nada se compara com o ensino presencial".

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Ensino a Distância (EaD) cresceu 474% na última década. No mesmo período, o número de pessoas que ingressaram em cursos presenciais diminuiu 23,4%.

O instituto pontua que o aumento de ingressantes nos cursos de ensino superior na modalidade EaD foi majoritariamente na rede privada, que ofertou 96,4% das vagas, enquanto que na rede pública foi responsável por apenas 3,6%.

EaD não vai acabar com ensino presencial, dizem 64% dos leitores


Nos siga no Google Notícias