ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 29º

Enquetes

Tarefas domésticas são divididas entre homens e mulheres, dizem 56% dos leitores

Segundo o IBGE, o número de horas dedicadas em trabalho doméstico é 77% superior para mulheres

Idaicy Solano | 16/08/2023 08:01
Mulher lava canecas sujas deixadas em pia; trabalho doméstico é 77% maior para mulheres, em relação aos homens, aponta pesquisa do IBGE (Foto: Aletheya Alves)
Mulher lava canecas sujas deixadas em pia; trabalho doméstico é 77% maior para mulheres, em relação aos homens, aponta pesquisa do IBGE (Foto: Aletheya Alves)

A enquete do Campo Grande News de terça-feira (15) perguntou quem é o responsável pelas tarefas domésticas na casa dos leitores. A maioria, 56%, respondeu que os afazeres são divididos entre ambos, homens e mulheres, 35% disseram que é responsabilidade apenas da mulher, 7% responderam que o encarregado é o homem e 2% votaram na opção "ninguém".

A leitora Bruna Martinez comentou nas redes sociais do jornal que costuma dividir as tarefas domésticas com o marido, mas não é proporcional. "Como fico em casa com nossos filhos, acabo realizando mais tarefas do que ele".

A leitora Valéria Kerche disse que o trabalho doméstico é dividido entre todos que moram na casa: "O trabalho doméstico é dividido de forma proporcional, quem tem mais tempo em casa o executa".

O leitor Newton Celestino Rosa explicou que as tarefas são divididas. "Na minha casa, a faxina e passar roupas sou eu, minha esposa lava roupas, louças e cozinha".

A leitora Kezia Mara Lima divide os afazeres com a filha. "Minha filha 17 anos e eu [somos responsáveis], e toda noite é a vez de um deixar a cozinha arrumada, incluindo o esposo e o filho de 9 anos".

Em 2022, mulheres dedicaram 8,4 horas semanais a mais que homens em serviços domésticos, conforme divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última sexta-feira (11). Os dados são da PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), com o tema "outras formas de trabalho".

Segundo a pesquisa, o número de horas dedicadas em trabalho doméstico é 77% superior para mulheres, que dedicaram mais de 19 horas semanais, enquanto os homens, apenas 10 horas, em 2022.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias