Atleta de MS conquista bronze em competição internacional de luta olímpica
Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Wrestling foi sediado em Santiago, capital do Chile
O sul-mato-grossense Paulo André Gonçalves da Silva, de 19 anos, conquistou medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Wresling. O evento foi disputado no último fim de semana em Santiago, capital do Chile. O 3º lugar ajudou o time do Brasil a bater o recorde de pódios da competição continental.
A categoria de Paulo é até 74 kg, no estilo livre masculino. A luta para conquistar o pódio foi contra o mexicano Yael Alejandro Ake, com vitória por 12 pontos a 0.
O técnico Agnaldo Pereira dos Santos destacou o trabalho de Paulo. “Quando se conquista uma medalha em um evento internacional, é sinal de que o trabalho está no caminho certo e que precisamos melhorar ainda mais. Vamos fazer os ajustes necessários já com foco nos próximos campeonatos”, ressalta.
Esta foi a terceira participação internacional do lutador de Mato Grosso do Sul. Em 2021, Paulo foi vice-campeão no Pan-Americano da classe cadete (15 a 17 anos), na categoria 65 kg, além de já ter competido no Campeonato Mundial Escolar de lutas, o Combat Games, aos 15 anos de idade.
A delegação do Brasil foi composta por 18 atletas entre 17 e 20 anos, distribuídos em 22 categorias de peso nos três estilos olímpicos da modalidade: greco-romano, livre feminino e livre masculino, além de três técnicos: Agnaldo Santos, Flavio Ramos e Luzia Fernandes. Das nove medalhas asseguradas, oito foram de bronze e uma de prata.