FIFA confirma datas da Copa do Mundo Feminina no Brasil
Torneio com 32 seleções será realizado de 24 de junho a 25 de julho de 2027
A FIFA (Federação Internacional de Futebol) anunciou nesta terça-feira (10), após reunião em Zurique, que a Copa do Mundo Feminina de 2027 será realizada no Brasil entre os dias 24 de junho e 25 de julho. O torneio, que contará com 32 seleções, será a primeira edição da competição na América do Sul.
A decisão foi comemorada pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, que destacou a importância do evento tanto para o futebol feminino quanto para o Brasil. "Este torneio histórico terá um impacto enorme não apenas na América do Sul, mas em todo o mundo, levando o jogo feminino ao próximo nível em termos de participação e popularidade".
A Copa de 2027 terá um formato mais compacto, com 32 equipes competindo por um mês. O Brasil, como país-sede, já está automaticamente classificado. A FIFA ainda não definiu as cidades que sediarão os jogos, mas, em outubro de 2023, representantes da entidade realizaram uma inspeção em 12 cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Porto Alegre.
O anúncio oficial das sedes será feito em 2025, e a FFA planeja escolher de 8 a 10 cidades para o torneio.
A distribuição das vagas para o Mundial também foi definida. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) terá três vagas diretas, incluindo a do Brasil, enquanto a UEFA, da Europa, contará com 11 vagas. Outras confederações terão as seguintes vagas: a Concacaf (Américas do Norte e Central) e a CAF (África) terão quatro cada, a AFC (Ásia) terá seis, e a OFC (Oceania) terá uma vaga.
Além disso, três vagas serão disputadas em um torneio play-off entre 10 seleções. A primeira fase será realizada entre novembro e dezembro de 2026, com as duas melhores equipes avançando para a fase final, marcada para fevereiro de 2027. As seleções que disputarão o play-off virão de diferentes regiões, incluindo a América do Sul, Concacaf, Europa, Ásia, África e Oceania.
Este será o segundo Mundial de Futebol Feminino realizado fora da Europa, e o primeiro em solo sul-americano.