ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Categoria finalmente inserida: "influencer" vira nome na urna

Por Anahi Zurutuza, Cassia Modena e Jheferson Gamarrra | 04/10/2024 06:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nova categoria desbloqueada – As eleições 2024 inauguraram em Campo Grande uma nova categoria nas urnas. Cleber Saavedra de Lima, de 45 anos, filiado ao Democracia Cristã, chegou a registrar candidatura a vereador da Capital e escolheu estampar a “profissão” no nome de urna: “Cleber Lima Influencer”.

Miou - Dono de pouco mais de oito mil seguidores no Instagram, ele se descreve na rede social como criador de conteúdo digital de humor, memes e experiência de vida. A candidatura, contudo, não foi para frente. Ele desistiu, conforme divulgado no sistema Divulgacand, da Justiça Eleitoral.

Esquerda, centro, direita? – Outro candidato a vereador da Capital que chama a atenção pelo nome é José Ferreira de Andrade, de 67 anos. Conhecido como “Esquerdinha”, o treinador de futebol decidiu que quem votar nele, verá na urna exclusivamente o apelido. Embora pareça, a alcunha nada tem a ver com o alinhamento político. Andrade é candidato pelo Avante, partido que se identifica como de “centro”, mas o “Esquerdinha” é de antes da polarização política, possivelmente ligado ao chute de canhota do professor.

Santinho que vira planta – A indígena Val Eloy (PT), que disputa o cargo de vereadora em Campo Grande, foi a única candidata nas eleições deste ano a adotar santinhos de papel semente, promovendo uma campanha que não só evita impactos ao meio ambiente, como também contribui para ele. O material pode ser plantado após ser picotado e regado, dando origem a hortaliças, flores ou temperos, como rúcula, agrião e cenoura. "Nossa colinha vai retornar à terra e virar alimento", destacou a candidata.

Coração de pai - Médica e secretária municipal de Saúde de Campo Grande, Rosana Leite, convocou coletiva para falar de meningite e acabou ajudando a acalmar o coração de um pai nesta quinta-feira (3). Ele é cinegrafista, estava pronto para filmar a entrevista e aproveitou para fazer uma consulta rápida antes. O pai tirou o celular do bolso, mostrou foto das bolinhas que surgiram na pele da filha e perguntou o que poderia ser.

Alergia - Rosana na hora foi taxativa: "Não é catapora. Pode ficar tranquilo, que não é", cravou. A secretária perguntou quais medicamentos a menina tomou dias antes da reação na pele e deu um palpite: alergia. Perguntou sobre os sintomas, locais onde a pele está pintadinha e disse já ter visto muitos casos porque tem marido alergista em casa.

Perdeu - O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul negou o recurso do ex-secretário estadual de Cultura, Cidadania e Turismo e ex-vereador de Campo Grande, Eduardo Romero (Solidariedade), mantendo a condenação por improbidade administrativa relacionada à contratação de um "funcionário fantasma" em seu gabinete na Câmara Municipal. Ele disputa este ano uma vaga na Câmara.

Dois lugares ao mesmo tempo - A decisão, publicada no Diário Oficial da Justiça desta quinta-feira (3), proferida por unanimidade pelos desembargadores da 2ª Câmara Cível, confirma a sentença inicial que já havia sido imposta pelo juiz Marcelo Ivo de Oliveira, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos. O ex-vereador foi condenado juntamente com o arquiteto Wellington Valério Villa Nova, que ocupava o cargo de “Assistente Parlamentar V” no gabinete, enquanto mantinha vínculo empregatício com a empresa Eduardo Aleixo Engenharia de Avaliações Ltda.

Cidade Amiga do Pantanal - Às vésperas do 1º turno das eleições, apenas 12 dos 73 candidatos às prefeituras do entorno do bioma aderem à campanha Cidade Amiga do Pantanal, do Instituto SOS Pantanal. Lançada em 13 de setembro, a campanha foi endereçada às assessorias de candidatos que concorrem à prefeitura dos 25 municípios da região e o prazo final para a adesão ao pacto de Cidade Amiga do Pantanal foi a última segunda-feira, dia 30 de setembro.

Adesão - No balanço, somente candidatos de oito municípios – três de Mato Grosso e nove de Mato Grosso do Sul – aderiram à campanha.  Aderiram ao movimento em Mato Grosso do Sul, candidatos de Aquidauna (Gilvan Fernandes (PSOL) e Mauro do Atlântico (PSDB)); Bodoquena (Girleide (MDB)); Corumbá (Dr. Gabriel (PSB) e Delcidio Amaral (PRD)); Miranda (Fabinho Florença (PSDB)) e Rio Negro (Elio do Bico (PRD)). Cidades em que nenhum dos candidatos aderiu à campanha: Corguinho, Coxim,, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

Nos siga no Google Notícias