ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Reduto boêmio do PT agora é ninho tucano, literalmente

Maristela Brunetto, Gabriel Neris e Jessica Benitez | 16/03/2023 06:00
Na árvore da Praça Itanhangá, cinco tucanos fazem a festa no fim de tarde.
Na árvore da Praça Itanhangá, cinco tucanos fazem a festa no fim de tarde.

Ninho tucano - O Park’s Burger, lanchonete que por longos anos foi reduto petista, hoje é ninho tucano, mas literalmente. Vizinha à Praça do Itanhangá, o lugar fechou, mas a região repleta de árvores segue viva e no fim de tarde é lindo observar a reunião de tucanos em árvores. Tem quem já conseguiu contar 13 aves. Nossa reportagem encontrou 5 numa mesma árvore.

Lanchinho - Em um dia o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) desembolsou R$ 16 mil para realizar coquetel em evento do Dia da Mulher. A contratação de uma confeitaria especializada na prestação de serviços para o fornecimento de coffee breaks, coquetéis e lanches prontos que foram servidos na ocasião foi publicada em Diário Oficial da Corte Fiscal.

Ocasião – O evento que recebeu os comes e bebes ocorreu na manhã do dia 8 de março. Conselheiras de Tribunais de Contas, procuradoras do Estado, auditoras, delegadas, militares e representantes de autarquias participaram do encontro chamado Liderança Feminina. No Portal da Transparência consta a contratação da confeitaria, porém sem detalhamento de quais produtos e quantidade de itens comprados.

Amigo branco - Lideranças indígenas andam com pé atrás em relação ao deputado federal Vander Loubet (PT).  Preocupadas com a demora na nomeação do novo coordenador do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) em Mato Grosso do Sul, eles reclamam que Vander é “o principal articulador contra as indicações e decisões das comunidades indígenas” aqui do Estado. Enquanto as comunidades querem um indígena comandando o DSEI, o deputado teria indicado um amigo, o ex-dirigente da CUT, Genilson Duarte.

Negócios à parte – O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), que trabalhou durante a campanha eleitoral ao lado da ex-ministra Tereza Cristina, deixou a primeira reunião com a ministra Simone Tebet (MDB), na tarde desta quarta-feira (15), dizendo que recebeu dela a promessa de ajuda para a liberação de recursos “travados” em Brasília. Embora estejam em lados opostos do ponto de vista político-ideológico, Guedes e Tebet não terão problemas em “trabalhar juntos”, afirmou o prefeito. “Depois que os palanques são desmontados, o que fica é o trabalho”.

Debate zerado - Alan Guedes se lembrou, inclusive, de fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que esteve anteontem (14) em reunião da FNP (Frente Nacional de Prefeitos). “Fez uma fala dizendo que o governo não vai olhar para partido do prefeito, pro time de futebol, religião”.

Encalhados – Além dele, o prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz Bandeira (PSDB), também aproveitou a ida à Brasília para se reunir com Simone Tebet. O encontro foi intermediado pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB), que tem base eleitoral no sul do Estado e também quer que a grana "desencalhe dos cofres do governo" e venha rumo a Mato Grosso do Sul..

Grana boa - A ministra, segundo os gestores locais, se comprometeu a “mexer os pauzinhos” para liberar todos os recursos represados, tanto no Ministério do Planejamento quanto no Ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad. Só para Dourados, as verbas são da ordem de R$ 12 milhões.

Dia de posse - O TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) empossa nesta sexta-feira (17) o Corpo Diretivo para o biênio 2023/2024. A sessão especial de posse será realizada no Plenário Celina Martins Jallad, às 9h. Tomam posse os novos dirigentes, eleitos no dia 24 de fevereiro – conselheiro Jerson Domingos na presidência; conselheiro Flávio Esgaib Kayatt na vice-presidência; e conselheiro Osmar Domingues Jeronymo na corregedoria-geral.

Federação - Com a articulação nacional para uma federação entre PSB, PDT e Solidariedade, o presidente estadual do PSB, Ricardo Ayache, estará nesta quinta-feira (16), em Brasília (DF) para um bate-papo com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para entender quais serão os impactos a nível estadual. Ele viaja junto do de Paulo Duarte e do presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande, Carlos Augusto Borges, o Carlão.

Nos siga no Google Notícias