Senadora assume partido com big propaganda na fachada
Partido novo, sede velha - A senadora Soraya Thronicke inaugurou a nova sede do Podemos de Mato Grosso do Sul após sua posse nesta terça-feira (5) como presidente do partido. Curiosamente, o sobrado escolhido para atender os filiados é o mesmo que já foi utilizado por ela, quando estava no União Brasil. Mas ao contrário da logo da antiga legenda, a casa próxima à rotatória da Via Park com a Avenida Mato Grosso agora estampa fotos gigantes da parlamentar.
Extremamente saudável - Durante o discurso de posse, a senadora fez questão de ressaltar que superou o quadro alérgico que a deixou internada na UTI neste ano e está "extremamente saudável, renovada e 0 km" para conseguir tocar o partido no Estado. E a proximidade com o governador Eduardo Riedel (PSDB), que participou sorridente do evento, mostra que ela tem apoios importantes e deve retribuir em 2024.
Bastidores - Nos bastidores, a informação é que o secretário estadual de Governo, Pedro Caravina, deve deixar o Executivo em 2024 para fazer toda a articulação política do Podemos. Inclusive, mais do que Soraya, ele foi ovacionado pela plateia e ocupou lugar de honra na mesa das autoridades.
Postagens certeira - O senador Rodrigo Cunha (Podemos) acompanhou a posse de Thronicke e bateu na tecla de unanimidade da senadora entre os colegas em Brasília. "O MS tem uma das melhores senadoras do país. Eu falo que quando a gente tira uma foto, pensamos dez vezes antes de postar, com medo do que pode acarretar para nossa imagem. Mas com a Soraya não tenho esse receio".
Maridos de onças - Também durante o evento, Soraya lembrou da presença do marido. Curiosamente, Carlos César Batista estava sentado na mesa de som, ao fundo da mesa de autoridades, e ao lado do secretário estadual da Casa Civil, Eduardo Rocha, marido da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet . "Dizem que quando uma mulher entra em uma candidatura política, no outro dia sai o divórcio. Não é fácil ser mulher na política, eu mesma renasço das cinzas todos os dias. Mas ali está meu marido, ao lado do marido da Simone. Eles sabem o que tem que aguentar pra continuar casado com mulheres que viram onça".
Então é Natal - Começou a época de confraternizações e os partidos políticos estão convidando as lideranças e filiados para festejar o final de ano. O Progressistas já marcou a data. No próximo dia 7 de dezembro será a confraternização para os vereadores, prefeitos e vice-prefeitos da sigla no Estado. Até o momento, cerca de 80 filiados confirmaram presença no evento, que será realizado às 19h, no Recanto Ratier, localizado na Rua Pernambuco, em Campo Grande.
Abusada - A vereadora Luiza Ribeiro (PT) quebrou o protocolo e regra do regimento interno da Câmara Municipal ao ir trabalhar de camiseta. Na roupa branca estava a palavra 'abusada' em letras garrafais. "Estamos participando de um movimento mundial de 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher", justificou. Além disso, a parlamentar citou o nome de todas as vítimas de feminicídio da Capital. Ela afirmou que tem ido aos terminais de transporte coletivo, às 6h, orientar a população.
Escravo do regimento - O presidente da Câmara Municipal, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), questionou o plenário sobre a permissão da vereadora petista. "O Dr Loester Nunes (MDB) veio me pedir aqui, porque nestes casos a gente orienta o vereador que está sem a vestimenta adequada a sair da sessão ou suspendemos a sessão. E eu sou escravo do regimento. Mas como o tema da vereadora é importante, vamos abrir exceção apenas hoje".
Novela eterna - Obra que já completa 32 anos e o mais emblemático “elefante branco” de Campo Grande, o Centro de Belas Artes entrou em novo capítulo de sua “novela”. Como a prefeitura não anuncia as rescisões de contrato, já estava passando despercebida a “nova” paralisação da obra, ocorrida assim que Marcelo Miglioli assumiu o comando da Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), em novembro. No entanto, o vereador Ronilço Cruz, o “Guerreiro” (Podemos), “botou a boca no trombone”.
Blindados – Operação de segurança na Amazônia recebeu uma ajudinha de Mato Grosso do Sul. O Governo Federal resolveu enviar 16 blindados para Boa Vista (RR), cinco saíram aqui do Exército. A ação já estava prevista, mas foi antecipada por conta de tensão na fronteira, após ameaças da Venezuela de invadir a Guiana e anexar território rico em petróleo.