ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Zeca do PT atira para todo lado por cargos no governo

Jackeline Oliveira, Gabriela Couto, Silvia Frias e Maristela Brunetto | 13/07/2023 06:00
Deputado Zeca do PT durante a sessão desta quarta-feira (12) (Foto: Alems/Divulgação)
Deputado Zeca do PT durante a sessão desta quarta-feira (12) (Foto: Alems/Divulgação)

Disputa política – Incomodado com a demora na nomeação de seus apadrinhados para a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) do governo do Estado, o deputado José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, disparou sua irritação contra secretário Jaime Verruck, que, segundo o petista, estaria resistindo a empregar seus correligionários. Zeca esbravejou, dizendo que Verruck estaria com “medo” dos petistas dominarem a agricultura familiar.

Ameaça – O parlamentar, que já foi governador do Estado, “briga” para indicar petistas para as diretorias administrativa e financeira do órgão governamental. Segundo ele, já faz dois meses que os nomes dos escolhidos estão na mesa de Jaime Verruck e não são oficializados. Sem “bala na agulha”, o deputado ameaça tirar o partido da base governista. No final, sem detalhes, ameaçou revelar o que sabe “o que ocorre por trás do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste)”.

Na sala de aula – Rafael Tavares (PRTB) se envolveu em nova confusão por causa de professores. Desta vez, o deputado se revoltou porque a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa rejeitou projeto de sua autoria propondo instalação de câmeras em salas de aula. Tavares trocou farpas com Pedro Kemp (PT) e recebeu “sermão” do presidente, Gerson Claro (PP), porque se referiu aos professores como “doutrinadores”. No final, aceitou trocar a palavra doutrina por militante.

Fundersul é nosso – Líder da bancada federal, o deputado Vander Loubet (PT) informou que os parlamentares do Estado vão defender a manutenção de fundos incluídos na Reforma Tributária. Conforme ele, houve debate na Câmara para a inclusão, que atende ao pedido de governadores, como Ronaldo Caiado e Eduardo Riedel, para que esses fundos, como o Fundersul, fossem mantidos até 2043.

Antagonista de peso – Após a aprovação, vários executivos do setor de mineração criticaram a possibilidade de manutenção dos fundos, formados com cobranças sobre setores produtivos e disseram que vão se opor à manutenção no texto da reforma. Segundo Loubet, se a previsão cair no Senado, quando o texto voltar à Câmara, vão lutar pela manutenção, por ser uma questão “central para o Mato Grosso do Sul”. O Fundersul responde por 10% da arrecadação do Estado.

Mesma língua – Nas cúpulas da Câmara Municipal e Prefeitura de Campo Grande é unânime a opinião de que a atuação de Epaminondas Vicente Silva Neto, o vereador Papy, na aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), elogiado por todos, tem tudo para garantir a sanção da prefeita Adriane Lopes sem nenhum veto a receita prevista para 2024 de R$ 6,5 bilhões. “Foram 79 emendas dos vereadores coletadas diretamente da sociedade, das bases, de caminhadas, das visitas que cada vereador faz durante o ano”, afirmou Papy ao apresentar o relatório final.

Aptos – A lista de jurados para o julgamento de Jamil Name Filho, o “Jamilzinho”, do ex-guarda municipal Marcelo Rios e do policial civil Vladenilson Daniel Olmedo tem 22 nomes aptos. Os 7 escolhidos terão que se sujeitar a quatro dias de júri, com depoimentos de testemunhas, dos réus e argumentação de defesa e acusação.

Será? – No documento que três potenciais jurados pediram desistência da missão, abrindo mão de participação no que está sendo chamado de “júri da década”, um deles, chama a atenção pelo sobrenome: Olmedo, o mesmo de um dos acusados. Resta saber se é coincidência ou parente que prefere ficar longe do Fórum de Campo Grande na próxima semana.

Aprovado – O Procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos teve seu nome aprovado, nesta terça-feira (11), pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal, para a recondução ao cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, para o biênio 2023-2025. Ele é primeiro representante do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) a ocupar o cargo no CNMP.

Top 25 – A Boca da Onça, em Bodoquena (MS), foi classificada em 11º lugar entre as 25 melhores atrações de 2023 no ranking da América do Sul e 7ª colocada do Brasil, conforme a plataforma de viagens TripAdvisor, através do prêmio Travelers’ Choice 2023 (Best of the Best). O atrativo se destaca pela beleza cênica e oito cachoeiras (com cinco pontos de banho), trilhas margeando o Rio Salobra e toda infraestrutura para um passeio completo.

Nos siga no Google Notícias