Antes abandonada, área de 30 m² com churrasqueira se torna aconchego de casal
Por muito tempo, as varandas de fundo foram ambientes à parte do restante da casa, geralmente até esquecidas nos momentos de correria. Mas há algum tempo a tendência é integrar este espaço ao imóvel, tornando-o mais funcional, sem perder sua essência. Em uma área de 30 m² da casa do bairro São Jorge da Lagoa, o impressionante foi ver como pequenos detalhes da decoração é capaz de transformar completamente um espaço.
Quando o pedido de reforma chegou até a arquiteta Jéssica Morais Ferreira, o desejo de um casal era que dar vida à área dos fundos com a churrasqueira que por muito tempo foi alegria da família e os amigos. "O pedido era revitalizar a área de maneira que ficasse mais moderna, e que fosse melhor aproveitada. Apesar de ter o espaço, essa área acabava sendo esquecida e pouco utilizada".
O desafio nas mãos da arquiteta era tornar o espaço mais convidativo, aconchegante e confortável para voltar a receber os convidados em eventos particulares. "Eles adoram se reunir e ao apresentar o projeto, ficaram encantados com as possibilidades".
O ponto alto é o uso da madeira e estrutura física que foi toda reaproveitada. "Cobertura, alvenaria do balcão e mármores, complementando com os ornamentos. Inclusive a churrasqueira antiga, pré moldada, foi remodelada com tijolos de 8 furos e apenas revestida com porcelanato amadeirado", explica sobre uma escolha que pode reduzir em até 50% o custo da obra.
No projeto, Jéssica mesclou várias características e materiais, para que tivesse um resultado mais harmônico. "A tendência do urbano foi aplicado na textura que remete ao cimento queimado na parede principal de 4 metros de altura e o piso em porcelanato de todo espaço coberto no mesmo tom".
A decoração mistura muitos elementos, do rústico ao contemporâneo. O geométrico que está super em alta aparece em dois momentos. Um nos pendentes do balcão principal e, com efeito triangular, nas paredes, com tijolinho sobre o cimento queimado. O toque de rusticidade ficou por conta tijolinho que também revestiu o balcão. Mas o destaque é na marcenaria, principalmente, do teto ao painel da TV ripado que fica bem tanto do lado de fora quanto dentro de uma casa.
No toque final, a arquiteta mostra que a decoração pode ser ainda mais simples, mas sem perder o charme. "Optamos por quadros, decoração e iluminação de efeito, valorizando os elementos. O ambiente que possui os tons de cinza e toques de madeira, recebeu cor nos elementos decorativos como banquetas verdes, almofadas e quadros para os que os proprietários não se enjoassem com com facilidade. Isso permite ser mais versátil nas cores".
Para tornar o ambiente funcional em todas as estações, os donos optaram por climatizar lugar. Uma enorme porta de correr envidraçada separa o espaço gourmet, agora com direito até a sala de estar, com o restante do quintal que tem cerca de 20 m². "Optamos por uma porta de vidro onde todas as portas correm para uma folha só, criando a opção de abrir um vão quase por completo, o que permite a integração quase total com a área externa. É um resulto que une estética e funcionalidade", finaliza a arquiteta.
O gasto médio do investimento na área de lazer com 50 m² é de R$ 50 mil.
Tem um projeto de arquitetura bacana? Mande sua sugestão para o Lado B no Facebook, Instagram ou e-mail: ladob@news.com.br