Casal constrói spa particular em 720 m², com piscina coberta e academia
Não é uma casa, mas parece. O conceito de varanda fechada, rodeada por grandes portas e janelas de vidro é, na verdade, um espaço de lazer e exercício particular de uma família de Campo Grande. Os 720 m² do terreno guardam entre quatro paredes uma piscina em forma de raia, jacuzzi, sauna, além de uma cozinha gourmet completa com fogão e churrasqueira.
Executado em 1 ano, o projeto foi pensado para atender às necessidades dos donos que precisavam se exercitar, mas não gostariam de ir até uma academia ou clube e também para receber familiares e amigos.
"Este espaço começou pelo seguinte: precisávamos que o terreno fosse grande o suficiente para acomodar uma raia de piscina para natação e ainda sobrar algum espaço para apoio. Achamos então um lote com 12m de frente, 60m de comprimento e ainda tinha dois grandes pés de jabuticabeiras maravilhosos", explica a arquiteta responsável pelo projeto, Gabriela Pereira, do escritório Gabriela Pereira Arquitetura e Interiores.
Com a escolha e a compra do terreno, o projeto começou pela piscina, depois a sauna e a jacuzzi. A ideia foi crescendo e agregando à área, sanitários masculino e feminino e, todo apoio para um espaço de lazer.
Como às vezes a família passa o dia ali, a arquiteta projetou uma cozinha com churrasqueira, além de uma suíte e área de serviço, resultando em uma área construída de aproximadamente 360m². "Eles têm netos, então fizeram também pensando em receber o filho, a nora e as crianças", pontua Gabriela.
“A piscina, com raia de 25m, é aquecida para ser usada em qualquer que seja a estação, além de ser coberta com estrutura metálica e policarbonato. Esta estrutura é retrátil, ou seja, podemos deixar metade aberta quando necessário", explica Gabriela.
Dividida em três partes iguais, a piscina tem 1\3 dela coberto por laje e o restante pela estrutura de policarbonato, que possibilita a abertura conforme a necessidade dos donos. Com as janelas e portas abertas, se tem uma ventilação cruzada no ambiente.
Outra curiosidade do projeto está em chegar à sauna num mergulho. Ao passar por baixo da "ponte" de madeira junto ao deck, é possível entrar na sauna através de um vidro que encosta na superfície da água. À vapor, ela cabe até oito pessoas. A jacuzzi foi instalada para comportar até quatro pessoas, aquecida e com hidromassagem, é o cantinho de relaxamento do espaço.
Como a varanda é fechada, não foi necessário se pensar em um mobiliário adequado para áreas de lazer convencionais. A mesa de jantar, é de madeira de demolição, com cadeiras para 13 ocupantes.
A varanda não tem laje, foi utilizado o forro aparente, o que garante um pé direito alto que além de dar o charme na varanda, auxilia no conforto térmico.
O espaço, como as fotos apresentam, comportava até 20 pessoas, quando a ideia inicial era de apenas condicionar lazer e pequenas reuniões familiares ali mesmo.
Por etapas, os terrenos ao lado e fundos também foram sendo comprados, primeiro para ampliar a área e implantar um jardim e depois para montar uma academia e outras suítes. "Como a proprietária é apaixonada por paisagismo, fez um grande jardim, com um lago e espaço para animais de estimação. Depois montou a academia completa", descreve a arquiteta.
Segundo a arquiteta, considerando a escolha por acabamentos que não encarecessem a obra, o valor desta construção não fugiu do Custo Unitário Básico da Construção, ficando dentro do padrão médio de aproximadamente R$ 1,5 mil o metro quadrado.