David construiu chalé ecológico para os pais curtirem natureza e pescaria
Em 2021, David começou projeto que utilizou eucalipto tratado e tijolos ecológicos na construção
Um dos projetos mais admirados pelo arquiteto David Oliveira é o que ele desenvolveu pensando na felicidade dos pais. Em Piraputanga, distrito de Aquidauana, ele ergueu um chalé ecológico que serve de refúgio para que Adjair e Maria possam pescar, curtir a natureza e descansar depois de uma vida de muito trabalho.
A obra começou no final de 2020 durante a temporada de chuvas na região, que fica a 141 km de Campo Grande. Com o sonho e a planta em mãos, David começou a erguer a estrutura de 148.50 m² de área construída, com direito a mezanino.
O diferencial do chalé, conforme o arquiteto, são os materiais utilizados. A parte de madeiramento, por exemplo, é de eucalipto tratado e reaproveitado. “As madeiras desta casa são de antigos postes de oito metros de iluminação pública da cidade. Consegui adquirir um lote muito grande, onde comecei a idealizar o projeto e chegou nessa obra-prima”, explica.
Outro item que fez a diferença na construção foram os tijolos ecológicos que garantem excelente resistência térmica, além de possuírem uma estética que o arquiteto queria trazer. O uso desses materiais, segundo David, contribuíram para que a construção fosse entregue em um tempo curto.
Em seis meses, o chalé estava pronto para os pais dele e toda família curtirem o lugar onde o rústico e o ecológico se encontram. Os móveis rústicos de madeira predominam em cada cantinho do chalé que ganhou revestimento de cimento queimado. Espaçosa e confortável, a estrutura é composta na parte térrea pelos seguintes ambientes: sala integrada com cozinha, suíte, quarto de hóspede e banheiro.
Para completar, a parte superior tem a sala e o ‘quarto dos sonhos’ que dá acesso a uma sacada. O chalé também tem uma varanda que conecta a área interna com a natureza, que encanta todos os visitantes sem exceção. O encantamento não se limita somente à vista privilegiada. Segundo David, a arquitetura é outro ponto que chama a atenção daqueles que cruzam a porteira.
“Tentei preservar o máximo da natureza construindo e hoje o maior prazer é fazer com que meus pais vão lá e fiquem felizes. Todo mundo que vai fica extremamente apaixonado pelo chalé, extremamente encantado com a arquitetura. Ali tem uma energia muito bacana, muito gostosa”, destaca.
Sonho dos pais - Arquiteto experiente, David fez um projeto único para a alegria dos pais. Ambos são aposentados e adoram dar uma escapada de Campo Grande para passar alguns dias em Piraputanga fazendo o que mais gostam: pescar.
Há três anos, o chalé ecológico é sinônimo de sossego e felicidade para a família que acertou em cheio ao escolher Piraputanga como refúgio. “Sempre ouvi falar que Piraputanga era uma região muito bonita. Decidimos que iríamos comprar algo e acredito que tudo foi direcionado por Deus”, pontua o arquiteto. Em breve, David planeja fazer um chalé suíço na propriedade especialmente para os visitantes.
Confira a galeria de imagens:
Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.