Em casa onde spa se vê de todo lugar, cozinha, sala e banheira foram integradas
Foram 10 meses de construção para que a casa no condomínio Damha 3 chegasse à integração que hoje a porta aberta traz à mostra. Para otimizar os 180m² em um só nível, o projeto de arquitetura integrou o spa à sala e à suíte e levou a área gourmet para dentro da cozinha.
Os donos, um casal jovem e ainda sem filhos, queriam uma casa sem ser sobrado, iluminada, funcional e aconchegante. Projeto do arquiteto Gabriel Lima, da Castro&Lima Arquitetos, a obra trabalhou com pé direito duplo, até para dar amplitude à sala e a impressão, para quem via de fora, de que o imóvel era sobrado.
"Eles queriam três quartos com suíte e a maneira que encontramos para aproveitar o espaço, sem fazer um sobrado, foi de integrar", explica o arquiteto Gabriel Lima. Para encher a casa de luz natural, o estudo da posição do sol possibilitou, no pé direito, que vidros trouxessem a luminosidade de fora. Durante o dia, é desnecessário acender qualquer luz.
As salas são "divididas" pela diferença de piso. Metade dela se torna amadeirado indicando a mudança de ambiente, sem que seja preciso erguer paredes.
"Eles queriam uma casa diferente, moderna e com a churrasqueira dentro da cozinha. Queriam também a banheira próxima ao quarto, então fizemos uma das saídas do quarto para ela", descreve o arquiteto. O spa que comporta até seis pessoas fica na lateral da casa, na área externa, dividida por portas de vidro de correr em "L".
A hidromassagem tem cascata, frigobar e iluminação, além de aquecimento. Revestida por mármore travertino romano bruto, é ele quem dá o toque rústico ao ambiente, completado pelos tijolinhos de demolição da parede externa. Acima do spa, um pergolado com cobertura de vidro foi colocado para que o casal pudesse, até em dias mais frescos, usufruir da banheira. A área externa foi toda projetada na lateral da casa e não nos fundos, como das plantas mais tradicionais.
Entre os materiais utilizados, um dos diferenciais está na estrutura de alumínio presente no spa, revestida por ACM que imita a madeira, mas dispensa toda aquela manutenção exigida por ela. Necessária na instalação do spa, a estrutura substituiu pilares e vigas necessários, deixando leve a área e integrando à sala. "Se fosse colocado concreto ali, teria de por um pilar, o que não daria a amplitude", explica Gabriel.
Por dentro, parte da parede da sala usou o revestimento "stucco", textura com efeito marmorizado que também pode ser utilizada para criar efeitos parecidos com concreto. No lavabo, o destaque vai para a pia de pedra ônix translúcida, que permite brincar com a iluminação.
Com a proposta gourmet, a churrasqueira foi parar dentro da cozinha, mas instalada com todo cuidado para que nem fumaça e nem cheiro se voltem para o resto da casa. "Tem toda uma técnica que tem que ser usada, uma manta térmica atrás do tijolo refratário. Tudo seguindo normas, com coifa e tubo de chapas galvanizadas", detalha o arquiteto.
Considerada "comercial", a casa é considerada pelo arquiteto como de fácil venda, até por ter como atrativo, o spa. "Essa foi a ideia, que todo mundo visse a banheira como um espaço aconchegante", resume Gabriel.
Tem um projeto legal de arquitetura? Mande sua sugestão por mensagem para a página do Lado B.