Nem branca nem escura, tendência agora é cozinha em tons de azul
Seja o acinzentado mais clarinho ou fechado como o petróleo, a cor traz aparência mais moderna sem comprometer com a elegância
Como nos outros espaços da casa, a cozinha também merece ter cor. Pensa só: se tudo for branco, não ajuda em nada na hora da limpeza e manutenção. Já o cinza é monótono, neutro demais. Por outro lado, ao optar por tons mais escuros ou pelo preto mesmo, a sensação é que o ambiente fica pesado sempre. Então que tal um meio termo? Vai de azul.
Por mais que a cor seja considerada fria, o azul ainda sim é bastante neutro e combina com quase tudo. Seja no claro, acinzentado ou petróleo, a dica é não ficar só no monocromático, mas também casar com o branco, concreto ou até em tonalidades mais quentes. Quer contraste? Elementos decorativos e acessórios em amarelo, vermelho ou laranja caem muito bem.
E não é preciso preencher o ambiente todo de azul – não caia neste erro. Interessante é aplicar, por exemplo, nos itens de marcenaria. Trabalhar os armários em azul acinzentado dá a possibilidade de brincar com outras cores no espaço: talvez a bancada em pedra mais puxada ao branco e as prateleiras em madeira clara ou levemente alaranjada. Quem sabe também um piso vinílico em tom quente ou cerâmica mais pro bege no chão.
Ainda, os detalhes enriquecem todo o ambiente. Uma boa ideia são os puxadores em dourado ou bronze lata. Aliás, estas duas últimas combinam muito bem com tons de azul. Colocar revestimentos em parte da parede em ladrilho ou com pastilhas cerâmicas formando desenhos geométricos estão super na tendência.
Já para os materiais de cozinha – panelas, suportes, louças e outros utensílios – em cores fortes também fazem toda a diferença. Mas não exagere. Com parcimônia, tudo isto vai criando vida e dá um respiro moderno à cozinha.
Com o azul, você garante a elegância sem cair na já conhecido "formal" branco-preto-cinza. Confira mais exemplos na galeria de imagens abaixo.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.
Confira a galeria de imagens: