Quiosque com área gourmet fica pronto em 60 dias e combina com qualquer estilo
Harmonioso com qualquer estilo de construção, quando um quiosque vira a área gourmet de casa, a família passa a receber visitas num ambiente muito mais fresco. Em 60 dias, o projeto da arquiteta Deborah Rezende foi executado na sua própria morada, no Jardim Bela Vista, em Campo Grande.
O terreno, de 15x17, dos fundos havia sido comprado para ser o lazer dos donos junto aos amigos. "A casa era um modelo antigo, até perguntaram: Mas vai ficar tudo diferente? Depois que fizemos, todo mundo gostou", conta Deborah.
Feito de eucalipto, forro de esteira e palha, os materiais são naturais e por isso "casam" com qualquer ambiente, defende a arquiteta.
"Não briga com nada, cabe tanto numa construção contemporânea, como antiga ou em uma fazenda", completa a arquiteta.
O forro de esteira foi comprado no Mercadão e junto da palha ainda tem a vantagem de poder ser moldado de qualquer jeito e desenho. "Queria fazer alguma coisa diferente, não usar telha de barro ", detalha Deborah.
O quiosque tem 45m² e pode receber, de forma confortável, até 15 pessoas, contando com o mobiliário e a churrasqueira.
O frescor vem dos materiais e pela construção ser numa parte da casa mais ventilada. Para o chão, a arquiteta usou piso cimentício regional.
Primeiro entra a equipe que monta a estrutura de eucalipto e palha e delimita a área a ser trabalhada, para então entrarem os responsáveis por fazer a parte hidráulica, elétrica, bancada e churrasqueira. Dois meses depois, está tudo pronto.
A construção ainda segue o conceito de sustentabilidade, por usar o eucalipto, uma madeira de plantio reflorestado. "São materiais que você usa com tranquilidade, não tem problema como o de alvenaria convencional, que tem desperdício", compara.
Quantos aos valores, a construção só da estrutura de eucalipto e palha sai uma média de R$ 350,00 o metro quadrado, que somados à alvenaria, que envolve churrasqueira e piso, não passa de R$ 950,00 o metro quadrado, garante a arquiteta.