De volta às cores originais; obra de Oscar Niemeyer ganha reforma
Projetado na década de 50 pelo mais famoso arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, um dos colégios estaduais tradicionais de Campo Grande, o Maria Constança de Barros Machado, ganhou recauchutada e voltou às cores originais.
O livro aberto que compõe a fachada está de capa nova. Antes da reforma, as cores em destaque eram amarela e vermelha e agora voltou à branca, com um jogo de luzes coloridas que da todo o charme ao visual noturno. “Foi uma das exigências da equipe do Instituto Oscar Niemeyer”, afirma o diretor da escola, Anderson Soares Muniz.
Segundo o diretor, os profissionais do Instituto avaliaram todo o projeto de reforma da escola e determinaram o que podia ou não ser feito. E não foi só a fachada que mudou, a escola foi completamente pintada de branco, exceto os pilares, que agora são branco, azul e verde, cores da bandeira de Mato Grosso do Sul.
No reparo emergencial, como o próprio diretor classificou, entrou também a reforma dos banheiros. O feminino ganhou azulejos azuis, espelhos e um visual bem clean. No masculino, a diferença é que os azulejos são verdes. A parte elétrica e hidrosanitária também entraram no pacote de obras.
A reforma começou no dia 13 de março e foi concluída na semana passada, no dia 11 de maio. Em dois meses, foi possível dar cara nova à escola e acabar com vazamentos, luzes que não funcionavam, aparência suja das paredes. O diretor conta que agora falta apenas arrumar as duas quadras e trocar o piso do corredor das salas de aula.
"O problema é que não podemos trocar o modelo da lajota, tem que manter a original, e como é muito antiga, não encontramos mais", explica Anderson.
Motivo de orgulho - Uma das primeiras partes da história que os alunos conhecem ao se matricularem na escola é que o prédio foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A ideia, conforme relato de próprio diretor do Maria Constança, surgiu durante um voo no qual estavam Fernando Correa da Costa, na época governador do Estado, e Niemeyer.
“Eu sabia disso antes de começar a estudar aqui, e agora eu conto para as outras pessoas que não sabem. Acho legal estudar em uma escola que carrega o nome de alguém tão importante”, diz o aluno do 3° ano do ensino médio Robson da Silva, 17 anos.
De cara, a aluna Priscilla de oliveira Santos, 17 anos, fala que o mais legal é o formato de livro aberto da fachada. “Eu consigo enxergar certinho, ele é muito criativo”, afirma.
Mas quem deu uma aula mesmo foi o aluno do 1° ano do ensino médio Giovani Garcia, de 14 anos. “O projeto é um livro, a caixa d’água é um giz, a ideia dele era fazer algo que se assemelhasse à escola”, observa, depois de relatar quase o currículo todo de Oscar Niemeyer.
“Vendo as obras que ele fez em Brasília, dá para perceber que ele coloca uma ideia diferente em cada obra”, aponta Giovani.
A escola estadual Maria Constança de Barros Machado tem hoje 715 alunos matriculadas e foi tombada como patrimônio histórico estadual em 1995.
A inauguração oficial da reforma acontece no próximo dia 30 de maio, a partir das 19h, na quadra da escola Maria Constança de Barros Machado, localizado na rua Marechal Cândido Mariano Rondon.