André Tristão, ator sul-mato-grossense, leva arte para Alemanha
André participa de "PRACINHA" com Playground Berlin Crew.
Para além de Campo Grande, hoje o coração do ator sul-mato-grossense André Tristão bate mais forte pela chance de conquistar o cenário artístico internacional. Neste domingo (1°), André terá a oportunidade de se apresentar em Berlim, convidado por Geraldo Si Loureiro, uma lenda da dança brasileira e fundador do Pantanáliadança. O convite marca um passo significativo na carreira de Tristão.
Geraldo Si Loureiro, um dos pioneiros da dança em Mato Grosso do Sul, fundou o Pantanáliadança nos anos 1980 e, desde então, sua carreira o levou a vários cantos do mundo. Residente na Alemanha desde o início dos anos 1990, Geraldo tem sido uma figura influente no cenário europeu, oferecendo workshops de improvisação e colaborando com artistas em toda a Europa e Ásia.
Foi durante uma dessas sessões que Geraldo assistiu ao espetáculo de André Tristão, chamado “Eu Preciso Que Vocês Me Escutem”. A performance, que abordava questões de comunicação e presença, deixou uma impressão duradoura em Geraldo, levando à criação de uma conexão profissional e pessoal mais profunda. "Nosso trabalho realizado no Brasil também está agora aqui em Berlim", comentou André, sublinhando a importância dessa colaboração para potencializar e engrandecer os projetos artísticos, especialmente brasileiros como o projeto SET(E), que conta com um elenco de sete artistas, virtuosos em suas respectivas linguagens, que se encontram pela primeira vez para uma composição de grupo inteiramente improvisada, reunindo dança, teatro e música ao vivo.
O Playground Berlim Crew, fundado por Geraldo Si e a palhaça brasileira Luciana Arcuri em 2019, é um coletivo dinâmico que explora uma ampla gama de expressões artísticas, incluindo dança contemporânea, teatro, palhaçaria, música e moda. O coletivo, que se destaca por sua abordagem inovadora e interdisciplinar, ofereceu a André a oportunidade de se apresentar em um ambiente criativo e colaborativo, refletindo a missão do grupo de integrar diferentes linguagens artísticas e promover a improvisação.
André Tristão expressou seu entusiasmo com a experiência internacional, dizendo: "Estou muito feliz de estar aqui, de ter essa troca com vários países. Tem gente de diversos lugares do mundo, e estou muito feliz de poder experimentar o meu corpo em outras culturas." Ele também destacou as diferenças culturais e a riqueza da experiência: "É muita diferença, o estado de espírito exige muita presença. Eu já havia passado pela experiência no Brasil de fazer uma residência com o pessoal da França, ano retrasado, e isso foi especial, mas estar aqui está sendo muito legal", finaliza o ator, que tem publicado detalhes em suas redes sociais.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.