Em novo clipe de rap indígena, Brô MC’s reforçam que futebol é invenção guarani
Música foi trilha de documentário que reforça a tese de que o esporte surgiu no Paraguai.
O grupo de rap indígena Brô MC’s lançou nas redes sociais clipe de uma canção que mais uma vez reivindica aos guarani o título de inventores do futebol. Em “Manga Ñembosarái” (Jogo de bola com os pés), os rappers de Dourados falam da brincadeira registrada pelos jesuítas, muito antes dos ingleses “patentearem” o esporte.
A música é antiga, foi gravada em 2015 e foi trilha do documentário "Los Guaraníes Inventaron el Fútbol" (Os Guaranis Inventaram o Futebol). O longa de Marcos Ibañez reforça a teoria do sacerdote espanhol Bartomeu Meliá, um estudioso convencido de que o esporte surgiu na cidade paraguaia de San Ignacio Guazú, a mais antiga das 30 missões guaranis fundadas pelos jesuítas no Paraguai, Argentina e Brasil.
Documentos no Vaticano comprovariam a invenção do futebol pelos índios paraguaios. Por isso, uma cópia do documentário foi, inclusive, repassada ao Papa Francisco durante visita dele a Assunção, em 2015.
Na história do esporte, são muitas as teorias sobre os criadores do futebol. Os ingleses teriam apenas elaborado as regras para o jogo praticado desde a Antiguidade. Há registros da mesma prática na China e no Japão, há mais de 2 mil anos.
No clipe do grupo Brô MC’s, o jogo é na aldeia, com as mulheres também batendo um bolão. A letra reverencia Meliá e lembra do tempo de felicidade que começou a ruir com a chegada dos colonizadores.
Os meninos de Dourados ganharam projeção nacional nos últimos anos, por denunciarem em guarani a violência contra os índios de Mato Grosso do Sul.
Veja o clipe.