Entre as cores e a natureza, mural dá continuidade à vida do lado de fora
Pintura diz muito sobre o momento que vivemos e a importância da natureza, mas não é preciso sair de casa para apreciar a arte
Inspirado na natureza e cheio de cores, mural diz muito sobre momento que vivemos hoje e a importância da arte. A pintura feita pela artista plástica, Luana Fumagalli estampa o muro do restaurante Tao, que fica no b. Contudo, não é preciso sair de casa para apreciar o trabalho.
O Lado B conversou com Luana e te mostra todos os detalhes da pintura através das fotos. De casa, é possível ver, rever e até dar zoom nas imagens para observar os traços. É o momento de aproveitar o isolamento para refletir sobre a importância da arte e conhecer um pouco mais o trabalho dos artistas.
“Entreguei o mural na semana passada, dia 9 de abril. Demorou um pouco para ser concluído, pois foram muitos detalhes”, diz Luana. Foram cerca de 65 horas de dedicação e cuidado, para que cada traço saísse conforme planejava.
No muro, a imagem de uma mulher de cabelos longos, preto, foi pintada. Algumas flores realçam sua beleza e também mostram sua proximidade com a natureza. As mãos fechadas revelam o respeito entre o homem e o meio ambiente. Enquanto o verde da grama simboliza a esperança e a vida.
A artista manteve a sensibilidade até na hora de pincelar a borboleta e outras plantas, que costumam ser encontradas na natureza. “A ideia foi sendo elaborada durante as reuniões que tive com os clientes, mas na execução, vou sentindo o ambiente, as cores e vou pintando. É um processo de criação, parte pré-definido e parte espontâneo”, explica.
Usar as tintas para expressar seu sentimento e mostrar a riqueza de seu trabalho foi libertador. “Um privilégio. Não nos damos conta de que somos a natureza, fazemos parte dela. É um ciclo de respeito, que há muito tempo anda em desequilíbrio”.
“Como artista, poder retratar uma obra assim é ter a oportunidade de expor uma crítica à sociedade. Algo que estamos sendo forçados a refletir durante esse período de isolamento. O mural é um lembrete em forma de arte de respeito e reverência, que deve voltar a fluir”, destaca.
Ela comenta que, muitas vezes, as pessoas pensam que a arte é secundária em suas vidas, mas não é assim que funciona. “É algo primordial. O que seria da saúde mental nesse momento tão difícil sem a arte?”, questiona.
“Nós vivemos consumindo ela no dia a dia, sem se dar conta da sua importância. Filmes, séries, músicas, novelas, livros, revistas. A arte transforma os ambientes e é natural do ser humano querer deixar tudo mais bonito. Arte é beleza, é comunicação, protesto, é expressão dos nossos sentimentos. Arte é paz”, conclui.
No dia 15 de abril foi comemorado o Dia Mundial da Arte, dia que antecede o aniversário de Luana. Ela aproveitou as fotos que fez do trabalho para compartilhar com os seguidores nas redes socais. “Viva mais devagar, respire fundo e tome mais água. Que essa arte seja uma inspiração de vida. Desenvolva sua espiritualidade, seja alguém melhor, você é espírito, é energia, conecte-se ao meio natural”, descreve na legenda.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.