Fotógrafa produz obras com as aves do Pantanal de protagonistas
Quadros fotográficos integram coleção Brainstorming MS
A fotógrafa sul-mato-grossense Gabriela Almeida, 26 anos, investiu na fine art para retratar de forma abstrata as belezas do Pantanal. As telas, que posteriormente viram retratos fotográficos, prestam homenagem às aves símbolos, como o tuiuiú e arara-azul. O trabalho intitulado “Brainstorming MS” está disponível para aquisição do público em diversos tamanhos e modelos diferentes.
Apaixonada desde a adolescência por fotografia, Gabriela teve o primeiro contato com a câmera somente quando ingressou no curso de Publicidade e Propaganda. Em 2020, a profissional conta que criou interesse por trabalhos na vertente da fine art e decidiu desenvolver algo nesse estilo. “Eu comecei na fine art voltada para a parte da paisagem, mas nunca estive satisfeita”, relata.
Já em 2021, Gabriela ficou comovida com os incêndios que atingiram o Pantanal e destruíram a área nativa, além de levar à morte diversos animais. A partir disso, a fotógrafa iniciou as obras Brainstorming MS. “O projeto dos quadros abstratos surgiu após os incêndios. Eu quis fazer algo abstrato do Pantanal como forma de paisagem”, explica.
Ao todo, ela desenvolveu 12 modelos que representam a essência da fauna pantaneira. Com foco nas aves, Gabriela produziu pinturas cheias de cor para despertar diferentes impressões e sentimentos no público. “Eu tento utilizar bastante cores, porque querendo ou não, ela traz para quem está vendo algum tipo de sentimento”, afirma.
De acordo com Gabriela, o intuito dos quadros abstratos é divulgar e exaltar a riqueza do Pantanal. “Eu desenvolvi esses projetos para simbolizar nossa cultura. Através dos quadros, pretendo mostrar o nosso Estado”, ressalta. Para alcançar esse objetivo, Gabriela planeja futuramente realizar uma exposição.
Em relação ao processo de trabalho, para quem não conhece a fine art, a fotógrafa detalha o passo a passo. “Eu pego as cores que simbolizam a ave, faço a mistura de uma forma artística e utilizo material de porcelana para formar o animal. Eu fotografo e depois, faço uma impressão diferenciada”, diz.
Geralmente empregada em museus e galerias, a impressão fine art apresenta qualidade superior às comuns. Outros diferenciais são a durabilidade e a fidelidade da imagem impressa, que também não apresenta alterações nas cores originais.
Brainstorming MS - Os quadros produzidos pela Gabriela são intitulados conforme o nome científico de cada animal. Alguns deles são: Obra Animalia (tucano), Obra Mutum de Penacho (ave mutum de penacho), Obra Ará Cloropterus (arara-vermelha), Obra Jabiru (tuiuiú) e Obra Ará Canindé (arara-de-barriga-amarela).
Todas elas estão disponíveis para venda, sendo que algumas são comercializadas com o valor mínimo de R$ 390,00. A Gabriela aceita as encomendas através do Instagram @gabifineart.
Curta o Lado B no Facebook, Instagram do Campo Grande News e Twitter. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.