Ideia que nasceu entre mães virou oportunidade para mulheres
Objetivo da loja colaborativa é mostrar que trabalho artesanal feminino não é “só lembrancinha”
Há cinco anos, a artista têxtil Cris Gomes decidiu que era o momento de criar uma loja colaborativa entre mães, mas o projeto precisou esperar até 2023 para que se tornasse realidade. Desde então, a ideia se desenvolveu e se tornou um espaço de oportunidade para que 10 mulheres mostrassem que o trabalho artesanal feminino está longe de ser “só uma lembrancinha”.
Voltando para 2019, antes da Ybytu nascer, a artista explica que participava de um coletivo de mães empreendedoras com troca de experiências. “Naquela época, sugeri à fundadora daquele grupo a ideia de abrirmos um espaço em que as mães pudessem expor seus produtos, atender o público em geral e continuar a troca de experiências”.
Apesar de, para ela, a ideia ter um potencial enorme, o grupo entendeu que não era o momento certo para o coletivo. Mesmo assim, Cris decidiu continuar tentando encontrar formas de empreender.
Em 2023, entrei em uma formação de empreendedorismo feminino e enxerguei ali a oportunidade de reavivar aquela ideia de 2019. Construí o projeto com apoio do Sebrae Delas e para o início das atividades consegui juntar dez empreendedoras que toparam minha proposta, narra Cris.
Distribuídas por áreas variadas, os produtos que compõem a loja são os adornos de cabelo de Ana Horiuti, saboaria natural Alecrim Cosméticos de Luciana Santos, velas aromáticas Néphesh Aromas de Juliana Gambim, Personalização e brindes com Dany Duarte Personalité, confecção infantil Jujubinhas de Suze, confecção infanto juvenil RNA Modas de Raquel, louças bordadas de Neuza Zago, pano de cera de Ybyrá, artesanato regional com a Bruaca, produtos da colmeia do Sítio Brasil, doces finos com Santo Doce, aromaterapia com Cris Gomes e arte em macramê com VR Macramê.
Diferente da ideia de coletivo, Cris pontua que a loja segue o ramo colaborativo. “O coletivo sugere a união de semelhantes ou com mesmos interesses, mas nós somos mulheres em ramos distintos que buscam um objetivo em comum”.
Sobre a importância da união, a fundadora comenta que o ponto principal é dar visibilidade ao artesanal local, especificamente do feminino.
“Muitas vezes, o artesanato feminino é visto apenas como supérfluo, passatempo de vó ou aquele que só vende em feiras. O objetivo da Ybytu - Arte em Movimento é dar visibilidade aos produtos destas mulheres que querem sair do estigma de produzir lembrancinhas para o nível de serem reconhecidas como excelência no que fazem”, ela defende.
Por outro lado, também há o benefício de proporcionar ao público a oportunidade de adquirir peças originais.
Agora, com a loja já em ação há três meses, o novo objetivo do grupo é fazer uma curadoria para mais artesãs que estejam interessadas em fazer parte do movimento.
A Ybytu está localizada na Avenida Marquês de Pombal, 348, Loja 1. O funcionamento é de segunda até sexta-feira, das 9h às 18h30min e, aos sábados, das 9h às 13h.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.