Nova editora surge forte para garantir direitos autorais e distribuição digital
Escritório da Editora CertFica foi inaugurado ontem em Campo Grande, com presença de artistas
Empresa que há 10 anos preserva a criação de empreendedores no Brasil, agora garante direitos e remuneração a quem faz arte. A CertFica Marcas e Patentes cresceu e nasce em Mato Grosso do Sul também como editora musical, para registro, arrecadação de direitos autorais e divulgação dos trabalhos.
Com escritório recém inaugurado em Campo Grande, a Editora CertFica protege os direitos dos compositores e interpretes. A experiência no registro de marcas e patentes faz com a empresa surja forte no Estado, com o peso da credibilidade conquistada junto a mais de mil clientes.
"Crescemos muito, graças a confiança em nosso trabalho. Então, é natural o avanço para essa área de direitos autorais. Como Mato Grosso do Sul é um lugar muito forte musicalmente, principalmente, pelo sertanejo, resolvemos investir aqui", diz a sócia-fundadora do Grupo Certifica, Alessandra Piano.
Na internet, a empresa também faz a distribuição digital das canções em 23 plataformas, como Itunes, Deezer, Amazon e Google Play. Mas a promoção das músicas vai muito além, envolve planejamento para potencializar os resultados.
“O foco da distribuição digital não é somente distribuir nas plataformas, mas realizar um planejamento estratégico de marketing para atingir o público alvo do artista, gerando assim maior visibilidade do álbum”, explica a responsável por esse trabalho, Thaís Guenka.
Ainda cabe à CertFica divulgar canções inéditas para comercialização em todo o País. Além de uma grade enorme de contatos nesse universo musical, um dos sócios da editora é o cantor Loubet, o que abre ainda mais portas a quem sonha ouvir sua composição na voz de algum artista consagrado. “Essa é uma parte super gratificante. Porque qual compositor não quer ver sua música estourar no Brasil?”, comenta Alessandra.
Além de registrar e promover as canções, em tempos de muita execução em meios digitais, se aliar à seriedade de uma editora é a garantia de retorno pelo trabalho autoral, e de maneira eficiente.
A CertFica providencia toda a parte burocrática para que o artista receba e tem ferramentas para acompanhar a exploração dessas músicas por serviços como Apple Music, Kboing, Beats 1, Spotify e Vevo.
Mas para ganhar pelo trabalho, o autor/compositor tem de ter seu repertório devidamente cadastrado e constantemente atualizado. "A função da editora musical é justamente realizar o cadastro dessas obras e administrar o recolhimento desses direitos no ECAD", explica Thaís.
Para ser representado pela editora, o compositor precisa se cadastrar com documentos pessoais, depois repassar letra e melodia a serem registradas. O único valor cobrado nessa primeira fase é o referente ao reconhecimento de firma do contrato. Após esse processo, a Certifica cobra apenas um percentual da arrecadação dos direitos autorais.
Se você quer conhecer mais sobre a Editora CertFica, siga a empresa no Facebook.
O escritório em Campo Grande fica na Rua Luís Braile, número 309, Bairro Monte Castelo. O telefone é (67) 3043-0027.