ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

8 dicas para quem deseja fugir de tretas na internet no ano novo

No ano novo, como manter a paz na internet? O Lado B listou algumas dicas para te ajudar a ficar "zen" em 2022

Suzana Serviam | 31/12/2021 12:21
Uma opção de não se meter em confusões na internet: deixar de seguir. (Foto: Suzana Serviam)
Uma opção de não se meter em confusões na internet: deixar de seguir. (Foto: Suzana Serviam)

"Postei e saí correndo!" Quem nunca fez uso dessa expressão ao publicar uma opinião a respeito de algum assunto polêmico nas redes sociais? Se em 2021 foi quase impossível não ver publicações sobre temas como vacina, covid, política e não ficar um pouco abalado com a forma de pensar do outro, imagina em 2022. Vai ter eleições, talvez copa do mundo, reality show e possivelmente discussões cada vez mais acaloradas.

Nas últimas semanas a internet acompanhou a polêmica entre o ator Ícaro Silva e o ex-apresentador Tiago Leifert. Na ocasião, Ícaro escreveu um tweet esclarecendo que não participaria de um programa como o BBB (Big Brother Brasil). Em seus argumentos disse "odiar entretenimento medíocre" e finalizou xingando o programa.

Tiago viu e logo rasgou verbo dizendo que o entretenimento medíocre paga o salário do ator. A conclusão da ópera foi "tiro, porrada e bomba" por meio de réplicas e tréplicas, além de gente deixando de seguir um ao outro por pensar diferente.

Murillo Gomes, 36 de anos, curte compartilhar suas ideias a respeito de política. Há quem respeite e também há os que rejeitam com força. “Eu falo para galera que não tenho político de estimação. Ele está lá para servir as necessidades da população e não as suas vontades próprias”, comenta. Mas confessa que hora ou outra aparecem extremistas que não aceitam e nem respeitam opiniões diferentes.

Digitando no teclado. (Foto: Suzana Serviam)
Digitando no teclado. (Foto: Suzana Serviam)

Mas quem não quiser simplesmente deixar de seguir todas as pessoas, e ainda sim não perder a paciência com outro, nem perder a paz neste ano novo, o Lado B conversou com a psicóloga Nayara Laura França e listou 8 dicas para qualquer um fugir dos conflitos nas redes sociais.

Dica 1 - Antes de dizer ao mundo o que está pensando, pense melhor, não aja por impulso.

"Todo impulsivo vai ter problemas no quesito relacionamento. Na internet é preciso de cuidado, porque a pessoa pode fechar portas para si mesmo. Nas redes estamos sendo vistos o tempo todo e até mesmo algumas empresas ao contratar funcionário podem dar uma checada na internet para ver a respeito do seu comportamento", ensina.

Dica 2 – Antes de se expressar faça o questionamento: qual o objetivo de falar sobre o tema?  É gerar mudanças por meio de debates inteligentes?

"O debate inteligente desconstrói visões e abre espaço para possibilidades. Na pandemia, por exemplo, muitos defendiam o fechamento de tudo, já outros discordavam, porque enxergavam o tema sob outro olhar. Então, quando falo do objetivo desse debate quero dizer que é preciso chegar a um meio termo, ter flexibilização para não haver injustiças", ressalta.

Dica 3 - Não procure persuadir os outros por que você só vai querer vencer e não construir uma nova linha de raciocínio.

"O que leva a construção de coisas novas é justamente um pensar diferente do outro", reforça.

Ilustração de discussão no WhatsApp. (Foto: Suzana Serviam)
Ilustração de discussão no WhatsApp. (Foto: Suzana Serviam)

Dica 4 - Construa opiniões e não se preocupe em vencer o outro, isto promove injustiça.

"Não queira provar para ninguém que você está certo. Se você não concorda com a opinião do outro, então não faça o mesmo que ele. O problema é que às vezes as pessoas chamam um ao outro de ignorante e ninguém cede. Aí fica tiro para lá e para cá. Nessa luta não há vencedores", destaca.

Dica 5 - Aprenda a ouvir! Quem nunca se senta para aprender não pode levar para ensinar.

"Às vezes a gente acha que dominamos muitos assuntos e nos apresentamos soberbamente às pessoas. Acaba fechando a porta para mudanças. Reflita, se você não concorda com aquilo pelo menos se permita a pensar sobre. O sábio adquire conhecimento e coloca em prática. Muitos não precisam errar para aprender. E lembrando que tudo aquilo que nos incomoda no outros diz mais sobre nós mesmos", comenta.

Dica 6 - Entender o outro é diferente de concordar e isso abre portas para termos empatia apesar das diferenças.

Conforme a psicóloga, a empatia está dentro da privação emocional. "Quando não se recebe o amor adequado, não se aprende ter empatia, passam ser mais acusadoras. Quem critica demais o outro é um sintoma de sua vida não está muito boa. Pessoas felizes não estão atentas para olhar o que o outros está fazendo. Quanto mais você busca seus objetivos, o autoconhecimento, menos você será impactado com opiniões alheias", reforça.

Dica 7 - Se você ofendeu alguém na internet permita distância para perceber melhor onde errou e ver que o outro também tem sentimentos isto abre portas para reconciliação.

Todo mundo já disse algo infeliz, e nem precisa ser propriamente nas redes sociais. "Às vezes o comentário não está nem relacionado ao outro, mas sim a alguma situação que já foi vivenciado na vida. Funciona como um gatilho. Quando se briga por pouca coisa pode ser que a pessoa tenha um acúmulo de raiva guardada e isso se chama subjugação. Então quando ela explode em outro momento por coisa muito pequenas é porque não conseguiu expressar seus sentimentos. É preciso ser assertivo. Não precisa colocar tudo que pensa na internet", afirma.

Dica 8 - Se perdoe e perdoe os outros.

"Perdão é cura para ambos afinal todos nós erramos, mas que o erro venha trazer aprendizagem", finaliza.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias