ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  04    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Antes do Carnaval, campanha convida folião para doação de sangue

Época é considerada crítica pelo Hemosul, pois muitos dos doadores ficam temporariamente inaptos para doar

Por Clara Farias | 04/02/2025 14:39
Antes do Carnaval, campanha convida folião para doação de sangue
Blocos de samba e presidente do Instituto Sangue Bom, na Feira Borogodó (Foto: Divulgação)

Para conscientizar os foliões sobre a importância da doação de sangue no período pré-carnaval, o Instituto Sangue Bom fará visitas durante os ensaios dos blocos das escolas de samba de Campo Grande. O período é considerado crítico pelo Hemosul, pois muitos dos doadores ficam inaptos temporariamente para doar devido ao consumo de bebidas alcoólicas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Instituto Sangue Bom, em parceria com blocos de samba de Campo Grande, lançou a campanha "Antes da folia, pratique empatia" para conscientizar sobre a doação de sangue antes do Carnaval. A ação ocorre durante ensaios das escolas de samba, visando aumentar o estoque do Hemosul, que precisa de 130 a 150 doações diárias. A campanha busca sensibilizar os foliões sobre a importância de doar sangue e medula óssea, especialmente antes do período crítico de festas, quando muitos doadores ficam inaptos devido ao consumo de álcool. O lançamento ocorreu na Feira Borogodó.

Conforme o idealizador da campanha "Antes da folia, pratique empatia", e presidente do Instituto Sangue Bom, Carlos Alberto Rezende, este é o segundo ano consecutivo da ação. "Estamos visando abastecer o banco de sangue do Hemosul ao longo do mês de fevereiro, principalmente para os dias de folia", contou.

Segundo ele, durante os ensaios das escolas campo-grandenses, será feita uma abordagem para explicar a importância da pauta, e incentivar que as pessoas se tornem voluntárias para a doação de sangue e medula óssea. A coordenadora da Rede Hemosul, Marina Sawaba Torres, explica que para manter um bom estoque de sangue, o ideal seria receber entre 130 e 150 doações por dia.

O lançamento da campanha foi feito na Feira Borogodó, que ocorreu no último domingo (2), na praça do Preto Velho, junto com os blocos de samba.

Serviço - Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos. Em caso de menores de idade, é necessário estar acompanhado do responsável legal. A primeira doação pode ser feita somente até os 60 anos de idade. Em Mato Grosso do Sul, os doadores precisam ter 51 kg ou mais.

Na Capital, o Hemosul da Avenida Fernando Corrêa da Costa, funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 12h no sábado. É possível doar também no ponto de coleta da Santa Casa, das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira, e no Hospital Regional. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3312-1500 ou (67) 98163-1547.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias