Devotos "iluminam" ruas em procissão de fé e agradecimento a São Sebastião
Procissão luminosa marcou o encerramento das novenas em homenagem ao santo
As ruas da Vila Margarida e região foram tomadas por dezenas de devotos de São Sebastião, no começo da noite desta quinta-feira, em Campo Grande. O dia 20 de janeiro é a data de celebração ao santo, conhecido como defensor da Igreja Católica, e a celebração também marcou o encerramento das novenas em homenagem ao mártir.
Com velas nas mãos e imagem do santo na frente da multidão, os fiéis realizaram uma procissão luminosa a partir da Paróquia São Sebastião, enquanto rezavam, entoavam cânticos católicos e agradeciam pelas graças alcançadas. A celebração teve queima de fogos e participação de diversas pastorais com estandartes em homenagem ao santo.
“Os fiéis trazem as velas como forma de agradecimento, de devoção, afinal, Cristo é luz”, comenta a jovem Natali Queiroz Araujo, de 24 anos, que é voluntária na paróquia.
Coordenador da Paróquia São Sebastião, Wagner Souza Rocha também reitera que as velas têm um significado especial para os cristãos. “Representam Jesus”, diz. Wagner explica que neste ano, o percurso da procissão luminosa foi menor e também não houve a tradicional missa campal no meio da rua, por conta da pandemia.
Na manhã de hoje, foram realizadas três missas. Durante a programação, também houve almoço e quermesse desde às 14h. No dia de São Sebastião na paróquia, o que não faltou foi emoção e fé, garantem os fiéis.
Na véspera de retornarem para casa em Bauru, São Paulo, as irmãs Beti e Josefa Vendrami, de 81 e 84 anos, respectivamente, fizeram questão de rezar pela saúde de familiares e de dois colegas que estão internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Para além de São Sebastião, elas também são devotas do beato Carlo Acutis, a quem é atribuído o milagre da recuperação de um garoto, que sofria de pâncreas anular. “Fizemos vários pedidos e São Sebastião e Carlo Acutis irão nos ajudar”, comentou Beti.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.