Diagnosticado com distrofia, João ganhou presentão para curtir o Natal
Mãe do menino fala que atitude do dono da loja foi 'muito gratificante'
No Natal deste ano, João Paulo do Prado Moura, de 9 anos, ganhou um dos melhores presentes da vida. Diagnosticado com distrofia muscular de Duchenne, ele precisa de uma bicicleta adaptada para conseguir pedalar e fazer exercícios. Na última semana, ele ganhou uma que fez a alegria até da mãe Roseli do Prado Ferreira, de 45 anos.
Ao Lado B, Roseli fala sobre a surpresa, o diagnóstico do filho e como a bicicleta pode ajudá-lo. A doença em João, segundo ela, apareceu aos 4 anos. “A distrofia muscular de Duchenne é uma doença genética, degenerativa e progressiva. Então, até os 7 anos, o João era um menino normal, só tinha um andarzinho um pouquinho diferente e não tinha tanta força. Com 7 anos, a doença começou a andar um pouquinho mais rápido e, em maio deste ano, o João perdeu a marcha”, diz.
Paciente da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), João usa um triciclo para andar durante as sessões de fisioterapia. Antes de João ‘perder a marcha’, a fisioterapeuta falou que ele deveria continuar andando de bicicleta.
A partir disso, Roseli foi atrás de uma nova e adaptada para que o menino pudesse andar. “Ele tinha uma bicicleta aqui em casa pequenininha que já não servia mais pra ele, mas também não podia ser bicicleta normal para ele, teria que ser algo que desse o apoio nas costas e o apoio no pé já que agora ele não anda mais”, explica.
Como João faz parte do projeto ‘Pernas solidárias’, a mãe procurou o Ciclo Reis, que é uma das empresas apoiadoras da iniciativa. A ideia era fazer somente um orçamento para poder comprar em março do ano que vem, porém Roseli foi surpreendida no dia que visitou a loja.
“Ele (Cleverson) falou que o triciclo era um presente pro João Paulo. Ele falou: ‘Conversei com alguns amigos, essa semana foi meu aniversário, resolvemos juntos e estamos dando o presente pro João Paulo’. Foi um choque porque eu estava ali naquela tensão de pagar. Parecia que por mais que eu agradecesse ele, não estava bem agradecido. [...] Foi assim e foi muito muito gratificante”, destaca.
Agora, João Paulo fala que está feliz da vida com a nova bicicleta. “Eu achei o triciclo muito legal, eu tô agradecido ao Cleverson e esse triciclo vai me ajudar muito”, afirma.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.