ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Fã de futebol, Miguel assistiu jogos em 34 países e visitou 350 estádios

Após fazer mochilão na Europa, ele viaja o Brasil de scooter buscando sempre a próxima partida para ver

Jéssica Fernandes | 18/05/2023 07:09
Miguel Lelis de Freitas roda o Brasil para acompanhar jogos em estádios. (Foto: Arquivo pessoal)
Miguel Lelis de Freitas roda o Brasil para acompanhar jogos em estádios. (Foto: Arquivo pessoal)

Não existem limites que distanciam Miguel Lelis de Freitas, de 34 anos, de um estádio de futebol. Nascido no interior de São Paulo, ele topa viajar para qualquer lugar se for para assistir qualquer partida, seja pela Champions League, Copa do Mundo ou campeonato estadual.

De passagem por Campo Grande, Miguel começou a jornada de viagens em 2017. Na época, ele fez um mochilão pela Europa e assistiu 70 jogos em 19 países diferentes. A experiência despertou nele o desejo de conhecer os campos de futebol do País.

“Sempre tive o sonho de viajar e conhecer estádios, estava morando na Inglaterra há 3 anos e já tinha ido em todos os estádios lá da primeira à quarta divisão, ao todo são 92. Como gosto de conhecer lugares novos, e tinha aquela paixão em conhecer meu país de ponta a ponta, decidi voltar e fazer a volta no Brasil”, conta.

Scooter é a companheira de viagens que rodou mais de sete mil km. (Foto: Arquivo pessoal)
Scooter é a companheira de viagens que rodou mais de sete mil km. (Foto: Arquivo pessoal)

Para conseguir ir de cidade a cidade, ele usa uma scooter devido ao custo-benefício. Com o desafio de assistir pelo menos um jogo em cada estado do Brasil, ele percorreu 7 mil quilômetros, sendo que Mato Grosso do Sul é o 8º estado que visita.

O cronograma é seguido à risca e quando o viajante não está em arenas é porque está a caminho de uma. Miguel dá detalhes de como funciona a programação desde conferir onde será o jogo a pontos de hospedagem.

“A rotina se baseia nos próximos jogos que irei assistir. Quando preciso viajar para chegar a tempo de um jogo, chego a percorrer até 500 km num dia. Quando não estou na estrada fico procurando os próximos jogos no sites de federações, contatos nos clubes para tentar ganhar os ingressos, se tenho contato na próxima cidade para economizar com hospedagem, onde terei que fazer revisões, troca de pneu e por aí vai”, explica.

Miguel acompanhou com amigos o jogo do Caxias. (Foto: Arquivo pessoal)
Miguel acompanhou com amigos o jogo do Caxias. (Foto: Arquivo pessoal)

Após passar por 350 estádios em 34 países diferentes, Miguel coleciona lembranças e boas recordações. Ele relata uma das viagens recentes que o marcaram. “As serras gaúchas e catarinenses são bonitas. Por viajar em uma scooter, não consigo ir muito além de 80km por hora, então consigo ir contemplando as paisagens”, diz.

Além das paisagens, as partidas são outra coisa que ele leva na bagagem de memórias. Entre as disputas que não esquece, Miguel cita algumas. “Jogos marcantes foram a Final da Libertadores de 2019 em Lima, Flamengo 2 x 1 River Plate, a final da Sul Americana de 2019 em Assunção, Colón 1 x 3 Ind. Del Valle. Jogos do Brasil na Copa do Mundo assisti na Rússia e no Qatar”, destaca.

Mas, como nem tudo são flores, ele também compartilha os sufocos que vive por aí. “Até o momento o maior perrengue é o combustível, pois a Scooter tem 4L e autonomia de mais ou menos 100km. Tive uma pane seca e outro trecho com posto depois de 135km, tive que utilizar um galão”, diz.

Em estádios internacionais, Miguel também marcou presença. (Foto: Arquivo pessoal)
Em estádios internacionais, Miguel também marcou presença. (Foto: Arquivo pessoal)

Ainda assim, Miguel segue com um sorriso no rosto e sempre vestindo uma camisa de time diferente. Apaixonado por futebol desde pequeno, ele segue vivendo essa paixão sem fazer questão de reservar cadeira no estádio.

“Até o momento consegui todos os jogos aqui no Brasil. Tem diferença nos setores do estádio sim, porém eu prefiro assistir perto das torcidas organizadas para acompanhar a festa que os torcedores fazem”, conclui.

No Instagram, ele compartilha a rotina no perfil @omochileirodabola

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias