ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Luta de 9 anos garantiu que Alex virasse o melhor barbeiro do bairro

Há nove anos na profissão, reconhecimento foi surpresa para barbeiro que herdou dom do pai

Por Natália Olliver | 15/09/2023 07:45
Alex descobriu nos cortes o talento pela prifissão, herdada do pai (Foto: Arquivo pessoal)
Alex descobriu nos cortes o talento pela prifissão, herdada do pai (Foto: Arquivo pessoal)

Com quase um barbeiro em cada esquina e uma concorrência acirrada no bairro Jardim Paulo Coelho Machado, em Campo Grande, Alexandro Cavalcante de Figueiredo, de 35, também conhecido como Alex, foi destaque como um dos melhores profissionais da região. Ao todo, duas pessoas foram reconhecidas popularmente e ganharam moções honrosas da Câmara Municipal.

A valorização chegou de surpresa e veio depois de 9 anos de trabalho. Ao Lado B, o barbeiro explica que a vontade em exercer a profissão veio do pai, Francisco Alexandre de Figueiredo, de 60 anos. Há 40 ele trabalha como barbeiro no bairro Canguru e ensinou ao filho os ‘macetes’ e técnicas que Alex leva para vida.

Apesar da herança viva, foi apenas aos 27 anos que Alex resolveu seguir os passos do genitor. Nascido em Nioaque, município a 183 quilômetros da Capital, ele comenta que chegou em Campo Grande, aos 18 anos, sem saber o que fazer da vida. Entre as funções que já desempenhou antes de reconhecer o talento, está a de carregador de caminhão, estoquista de supermercado e segurança de carros bancários.

Barbeiro foi reconhecido como um dos melhores do bairro Jd. Paulo Coelho Machado (Foto: Arquivo pessoal)
Barbeiro foi reconhecido como um dos melhores do bairro Jd. Paulo Coelho Machado (Foto: Arquivo pessoal)

“Até então não tinha descoberto meu talento. Fui criado no sítio, trabalhei em muita coisa, depois fiz curso de barbeiro, anos depois e vi que levava jeito igual meu pai. Sempre fui detalhista como ele, isso abriu portas. Saí da vigilância porque me via limitado, era um salário razoável, mas pra crescer precisava de algo melhor. Resolvi fazer o curso de barbeiro, como já tinha o ponto, aqui ficou mais fácil”.

O empreendimento começou tímido, há nove anos e apenas com Alex. Depois de quase um ano sozinho, ele conseguiu contratar mais uma pessoa para ajudá-lo. Outra contratação aconteceu após dois anos. Agora, ele estuda empregar outro funcionário até o final de 2023.

Reconhecimento está pendurado no salão de Alex como lembrete (Foto: Arquivo pessoal)
Reconhecimento está pendurado no salão de Alex como lembrete (Foto: Arquivo pessoal)

Reconhecimento - Sobre o prêmio, Alex comenta que não esperava a congratulação, justamente pela concorrência acirrada no local. “É o primeiro que ganho. É uma honra porque é uma coisa que o dinheiro nunca vai paga".

Ele ressalta que ficou ainda mais admirado porque apesar da fama e de estar há 40 anos na praça, Francisco nunca foi premiado como filho. Mas segundo o sucessor, o pai se refere a Alex com orgulho. “O que mais tem é barbeiro aqui no bairro, deve ter umas 15. Ser cotado com um dos dois melhores é sempre bem-vindo e gratificante”.

Para ele, o horário de funcionamento é a chave para o sucesso do negócio, hábito que aprendeu com o pai. “Ele é muito perfeccionista, muito correto e pontual. Abrimos e fechamos na hora certa. Acho que isso é a chave do sucesso”, finaliza.

Preços - No local, o corte social ou barba custa R$ 25,00 cada, já o degradê R$ 30,00. Ele também dispõe de serviços como design de sobrancelhas e alisamento.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias