ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

No Santa Emília, Paulo mudou de vida indo de borracheiro a barbeiro

Em quatro anos, o jovem conseguiu abrir o próprio negócio e ajudar jovens do bairro

Aletheya Alves | 08/09/2023 07:40
Há três anos, Paulo conseguiu abrir a própria barbearia. (Foto: Arquivo pessoal)
Há três anos, Paulo conseguiu abrir a própria barbearia. (Foto: Arquivo pessoal)

Morador do Jardim Santa Emília, Paulo Graciano Mendes Júnior conseguiu mudar de vida e ajudar outros jovens a construírem seus caminhos logo cedo. Em quatro anos, o autônomo deixou de ser borracheiro e realizou o sonho de abrir a própria barbearia.

Apoiado pela família, o jovem de 19 anos conta que começou a aprender sobre o mundo do trabalho aos 9. Na época, os serviços foram sendo aprendidos com o pai em sua borracharia.

“Eu tinha nove anos quando comecei a ficar com meu pai na borracharia e trabalhei com ele até os 15 anos. Aprendi tudo do ramo, mas nessa idade decidi que ia fazer também um curso de barbeiro”, explica Paulo.

Explicando sobre o interesse, ele comenta que com a nova profissão se imaginava com um futuro melhor e foi isso o que aconteceu. “Com um mês de curso, o contratado da barbearia do meu professor saiu e ele precisava de alguém. Ele me chamou e ficou quase um ano trabalhando lá para aprender”.

Jovem começou a trabalhar como borracheiro ao lado do pai. (Foto: Arquivo pessoal)
Jovem começou a trabalhar como borracheiro ao lado do pai. (Foto: Arquivo pessoal)

Nesse período, Paulo reuniu dinheiro para comprar os equipamentos e após ter o básico conseguiu abrir o próprio negócio. No início, o espaço era pequeno e com uma estrutura bastante simples.

Aos poucos, os clientes foram chegando e, quando viu, Paulo explica que precisou expandir o local. “Eu cortava sozinho no meu salão e agora estamos até em três porque a gurizada não para de chegar”.

Aos 19 anos, o jovem conta que consegue se manter e ajudar a família, as duas coisas que eram os principais objetivos. Mas, para além disso, dar suporte para outros jovens da região também entrou em sua lista de sonhos.

“Já ajudei muita gente que conheço dando curso, oferecendo trabalho. Tem gente que trabalhou aqui e era do mundo do crime. Vieram pedir ajuda, uma chance mesmo, e eu quis fazer isso”, conta.

De acordo com Paulo, sabendo do cenário na região, ele não costuma negar ajuda quando se trata de educação. “Um tinha sido preso e quando saiu veio pedir oportunidade. Qualquer um que quiser essa oportunidade, eu vou ajudar mesmo”.

Hoje, com o espaço próprio, ele brinca que o seu novo sonho é “conquistar o mundo” e continuar melhorando de vida. “É muito bom quando seus pais sonham junto com você e te apoiam. Os meus fizeram isso e hoje a gente está colhendo os resultados juntos”.

Para conhecer mais sobre Paulo, seu perfil no Instagram é @paulo.do.corte15

Depois de atingir seus objetivos iniciais, Paulo conta que quer ajudar outros jovens. (Foto: Arquivo pessoal)
Depois de atingir seus objetivos iniciais, Paulo conta que quer ajudar outros jovens. (Foto: Arquivo pessoal)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias