ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Comportamento

Para quebrar nervosismo, professor diverte com memes em provas

Ideia de Everton é fazer com que os alunos se sintam menos tensos com os resultados

Aletheya Alves | 05/06/2023 07:31
Figurinhas começaram com desenhos, após Everton notar as imagens em cadernos. (Foto: Arquivo pessoal)
Figurinhas começaram com desenhos, após Everton notar as imagens em cadernos. (Foto: Arquivo pessoal)

Pensando em estratégias para tranquilizar os alunos e deixar os momentos de tensão mais leves, o professor de Geografia, Everton Gama, resolveu transformar algo que pode ser traumatizante. Nas entregas de provas, ao invés de receber apenas as notas, os estudantes se divertem com memes e figurinhas.

Inspirado por exemplos que viu no TikTok, Everton conta que dá aula para alunos do 6º ao 7º ano da rede municipal e, imaginando que a reação seria positiva, resolveu testar. No ano passado, as avaliações começaram a ser entregues com desenhos que ele já havia visto em alguns cadernos.

“Eu via que eles gostavam dessas figuras porque desenham no caderno e também recebi uma prova com carinha triste quando um aluno deixou a alternativa sem responder. Foi quando passei a adotar as figuras para entrar na vibe deles e também para deixar mais descontraído quando há uma nota baixa, que sempre é sinal de preocupação”, introduz o professor.

A percepção sobre a necessidade de colocar algo diferente em prática veio ao perceber que os alunos realmente costumam acreditar que as notas são tudo o que importa. Preocupado com isso, Everton conta que tenta também mostrar os outros lados dessa situação.

Hoje, memes que estão distribuídos pelas redes sociais ilustram as notas das provas. (Foto: Arquivo pessoal)
Hoje, memes que estão distribuídos pelas redes sociais ilustram as notas das provas. (Foto: Arquivo pessoal)

Apesar das avaliações serem um fator importante no aprendizado, ele comenta que também é necessário compreender que notas ruins podem acontecer. “Sempre falo que não somos aquela nota de prova ruim. Somos seres humanos, não máquinas, se errar, deixar em branco, tudo bem, depois na correção a gente se ajuda”.

Para tentar melhorar ainda mais as avaliações, outras estratégias também são adotadas por ele como sorteio de duplas e possibilidade de consulta ao caderno.

“Eles precisam sair da bolha, conhecer o colega de turma, a escola também é para socializar. Então, acho legal essa tática, envolver os alunos para um objetivo comum, consultarem e ter um bom desempenho na avaliação”, explica sobre as dinâmicas.

Objetivo é deixar o momento de tensão mais leve e divertido. (Foto: Arquivo pessoal)
Objetivo é deixar o momento de tensão mais leve e divertido. (Foto: Arquivo pessoal)

Além da descontração com as provas, Everton comenta que outras barreiras também são quebradas nesse processo. Ao mesmo tempo em que há uma hierarquia, ele pontua que essa aproximação deixa o ambiente educacional mais leve.

Outros exemplos colocados em prática por ele fazem parte da rotina dos alunos, indo desde conhecer as gírias famosas do momento até quais músicas costumam ouvir. “É algo simples e que transforma toda uma situação. Apesar de ser novo, existe uma outra geração, eles estão vivendo em uma era de tecnologia e sabem de tudo”, diz.

E, assim como houve sucesso das figurinhas e memes com os alunos, Everton narra que alguns professores também se interessaram. “Foi sucesso, até os professores adoraram, uma de matemática já pediu o arquivo e vai usar nas provas também”.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias