Turma fez baile de gala para celebrar amizade que tem mais de 40 anos
Amigos do ensino fundamental, há 15 anos o grupo tem encontro marcado para reviver lembranças da escola
Cerca de 30 ex-alunos da Escola Municipal Bernardo Franco Baís, se reuniram na noite de sábado (26) para uma celebração que marca mais de 40 anos de história de uma amizade que começou nos corredores da instituição.
O responsável por unir toda a galera é o comerciante Jackson Silva da Cruz, de 50 anos. Ele relata que nunca perdeu o contato com os amigos, mas, conversando com eles, descobriu que os demais haviam perdido contato entre si. Disposto a fazer todo mundo se reencontrar, conversou com os amigos para organizar um encontro em sua casa.
“Eu sempre encontrei todo mundo, só que eles não se encontravam. Então pensei em fazer um encontro pra juntar esse povo. Aí fomos encontrando o povo, e no quarto encontro já não deu mais na minha casa”, comenta Jackson.
O comerciante comenta que, naquela época, a escola promovia muitas gincanas e interclasses, o que possibilitou bastante interação entre os alunos, então ele tinha amizade com vários alunos, de séries diferentes. Como a maioria não conseguiu se formar junto, seja pela diferença de classe ou por mudarem de escola, surgiu a ideia de fazer, no 15º encontro, um baile de formatura.
Com todos vestidos em trajes de gala, a cerimônia começou com a tradicional entrada dos alunos, por ordem de chamada, cada um com uma música de sua escolha. No palco, receberam um certificado e um presente.
O contador Júlio César Castilho Melo, de 51 anos detalha que naquela época não tinha a facilidade que as redes sociais proporcionam para se manter conectado às pessoas, então se orgulha das amizades que cativou na escola, que não se perderam ao longo dos anos.
“Hoje a maioria das nossas memórias estão dentro da nossa mente mesmo. A gente guarda muitas lembranças de professores, dos nossos amigos. Tem uma turma que ficou para sempre, que de lá pra cá nunca se desligou. Aí os outros nós encontramos depois de 15, 20 anos. Além de gratificante, é emocionante".
Agora que todos estão com família formada, os filhos também estão seguindo os mesmos passos, e criando uma os mesmos laços. "Os nossos filhos ficam tirando sarro, brincando com a gente, falando, 'poxa, pai, que legal, vocês estão todos magrinhos, todos cabeludos'. Hoje alguns filhos nossos são amigos também, então é muito legal", diz.
A administradora Liziane Higa Lino, de 49 anos, relembra que, durante uma visita de Jackson a sua casa, ele comentou sobre a ideia de reunir a turma toda em um encontro, e ela já de cara apoiou a iniciativa.
Para Liziane, as melhores e mais especiais lembranças guardadas, são da época da escola. Desde a fila na cantina até escrever no quadro para responder alguma questão, ela diz que os momentos vividos naquela época são inesquecíveis.
“A gente viveu nossas primeiras grandes emoções ali. O primeiro pegar na mão, a primeira dancinha lenta, então é um momento único. As oitavas séries faziam aqueles bailinhos, fazia cineminha, era muito legal”, relembra.
Reunida com os colegas para a “formatura”, ela relatou estar emocionada. “E sabe o que que é legal? Você olha pros rostos, são as mesmas carinhas. Agora com os filhos, alguns com os netos. A nossa amizade, graças a Deus, não se perdeu Os parentes você não pode escolher, mas os amigos sim, então é um privilégio ter esses amigos”.
A comerciante Valeria Regina Scantamburgo, de 52 anos, comenta que ali presentes, estão amigos que fez ainda no 1° ano escolar, e expressa que para ela é muito gratificante poder celebrar a amizade de mais de 40 anos ano após ano.
Sobre a época da escola, ela disse que guarda bastante recordações. “A gente fazia muita bagunça, pulava muro da escola, pintava e bordava, e reviver tudo isso é maravilhoso, é uma recordação muito boa. Todo mundo já casou, todo mundo tem filho. Então é muito importante a gente rever as pessoas e ver que todo mundo deu certo, que formou família”, comenta a comerciante.
Como em toda formatura de escola, não podem faltar os professores. Por isso, a professora de português da turma, Jussara Inácio, de 76 anos, marcou presença no evento, e ainda levou uma lembrancinha especial para os alunos.
A professora presenteou a todos com uma taça escrito “lembrança da Prof Jussara”, e, emocionada, comentou se sentir bastante orgulhosa por ver que a amizade de seus ex-alunos permanece até hoje.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.