Bonito é tomado pela arte e festival começa com reza de indígenas
Primeira noite do festival nesta quinta-feira (25) terá show do cantor Daniel no Palco das Águas
A presença de rezadores indígenas Guarani-kaiowás e uma réplica de uma casa de reza marcou a abertura da 21ª edição do Festival de Inverno de Mato Grosso do Sul, na noite desta quinta-feira (25), em Bonito, a 297 quilômetros de Campo Grande.
A praça já está lotada de turistas e moradores que assistiram desfile, espetáculo teatral, coral infantil e diversas outras atrações. Na abertura, Cassiano Lima, gerente de patrimônio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul falou da importância de ter a casa de reza.
"A questão indígena é inerente ao patrimônio cultural e, enquanto gerente, não abri mão de ter a casa de reza, porque ela está num processo de registro enquanto patrimônio cultural imaterial", comentou Cassiano.
A terena Giselle Francelino, subsecretaria Indígena também expressou emoção ao ver indígenas participando e rezando para abençoar o início do festival.
"Fazer parte desse projeto dando visibilidade para os povos Guarani-Kaiowá em um momento tão difícil como esse, ter rezadores tradicionais, dois de Bela Vista e dois da região de Dourados, além de uma réplica de uma casa de reza, é emocionante. Essa é a mensagem que queremos passar, de que os povos indígenas existem", disse a subsecretária.
Também presente no evento, o governador Reinaldo Azambuja falou da preocupação em fazer um Festival de Inverno cada vez mais diverso. "Voltar em um ano como esse, numa nova roupagem, em que todo mundo sentou na mesa pra escolher a modelagem, é bom. Porque você pluraliza as ações e, com certeza, teremos um dos melhores festivais dos últimos anos", disse Azambuja.
Programação - Logo mais às 21h50 começa o show do cantor Daniel no Palco das Águas. As atrações nacionais seguem com Gabi Amarantos nesta sexta-feira (26), Vanessa da Mata no sábado (27) e Ira! no domingo (28) para fechar o evento. Confira a programação completa aqui.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).