ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Olimpíada testa se caminhoneiro sabe fazer manobra em 5 minutos

Ontem, longe do trecho, motoristas curtiram domingo diferente ao lado das famílias com uma olímpiada de manobras

Thailla Torres | 25/11/2019 08:21
Manobras com carreta e ônibus foram realizadas para mostrar habilidade de motoristas. (Foto: Alex Ruiz)
Manobras com carreta e ônibus foram realizadas para mostrar habilidade de motoristas. (Foto: Alex Ruiz)

A maioria já suou frio na hora de fazer uma baliza e sabe que é preciso muita atenção para estacionar corretamente. Quando se trata de caminhão ou ônibus, veículos maiores que carros comuns, a atenção é redobrada. Longe das ruas, motoristas aproveitaram o último domingo para mostrar o quanto são craques quando o assunto é manobra, numa olimpíada criada para unir a categoria e principalmente as famílias.

Luiz Fernando da Silva Arante, de 31 anos, é supervisor de tráfego, mas dirige desde os 18 anos e surpreendeu a equipe ao fazer manobra com um caminhão em menor tempo. Ao final da atividade recebeu elogios dos amigos, mas viu a brincadeira como uma mensagem importante. “Hoje, com tantos acidentes, é importante ter habilidade quando o assunto é manobra. Isso não significa que você vai sair fazendo manobra por aí, mas prova a capacidade de atenção do motorista, que durante o trabalho precisa ser 100%”.

Quirino ao lado da família.
Quirino ao lado da família.
Grupos assistiram atentos cada manobra.
Grupos assistiram atentos cada manobra.

Para Nelson Figueiredo Baltuilhe, de 34 anos, motorista há 6 anos, a olímpiada trouxe lembranças do pai, seu maior incentivador para se tornar um motorista. “Ele dirigia caminhão, vivia nas estradas, mas eu decidi ser motorista de ônibus porque tenho quatro filhos e preferi ficar na cidade”, conta. Ele também foi bem na prova e divertiu a família. “Prova o quanto é importante que um motorista tenha noção do espaço”.

O domingo de folga foi ainda mais especial para Quirino Junior Balbueno Aguero, de 32 anos, motorista desde 2015, que curtiu ao lado de toda a família. “Acho que essa olímpiada nasceu em um momento muito importante, de necessidade de união e interação entre todos”. Ele conta que se tornou motorista após encerrar o tempo no quartel e viu na profissão uma oportunidade de crescimento. “É algo que exige muito da gente, mas tenho o maior orgulho. E fazer manobra pra mim foi fácil”, brinca ao realizar a prova com tranquilidade.

As provas com manobras de ônibus e carreta são desafios que fizeram parte do projeto Transporte em Ação Sest/Senat, realizado pela primeira vez, neste domingo, exclusivo para trabalhadores do segmento.

Além disso familiares curtiram cabo de guerra, passa ou repassa, corrida com cones e bastões, com mudança de direção e diferentes alturas. Para os jogos participam apenas trabalhadores do transporte, com carteira de habilitação D e E.

Os competidores se organizam em equipes para a realização das provas, além disso, houve arrecadação de alimentos que serão destinados ao Centro de Apoio e Orientação à Criança Lar Vovó Miloca e Asilo São João Bosco. Para cada uma dessas provas, as equipes ganharam pontuações. Os vencedores com mais pontos ganharam troféus e medalhas, além de sorteios de brindes.

O objetivo das atividades, segundo o diretor da unidade, Herivelto Moisés, é provocar no trabalhador do transporte a qualidade de vida e do desempenho profissional do trabalhador. “Realizamos esse projeto para promover interação entre eles e aproximar as famílias desses profissionais que são muito importantes no dia a dia e merecem reconhecimento. Além disso, eles mostram durante as atividades o quanto é importante o controle do veículo com suas habilidades e prudências. A ideia aqui, sem dúvidas, é enaltecer o trabalhador do transporte”, finaliza.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981-9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhatsApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Domingo foi de interação entre as famílias. (Foto: Alex Ruiz)
Domingo foi de interação entre as famílias. (Foto: Alex Ruiz)
Nos siga no Google Notícias