ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Diversão

Para celebrar a 'mãe dos orixás', casas fazem oferendas à Iemanjá

Cultuada na umbanda e no candomblé, Iemanjá está ligada à maternidade e fertilidade

Por Jéssica Fernandes | 02/02/2024 06:56
'Mãe dos orixás', Iemanjá é celebrada no dia 2 de fevereiro. (Foto: Tenda de Umbanda Salvador da Guia)
'Mãe dos orixás', Iemanjá é celebrada no dia 2 de fevereiro. (Foto: Tenda de Umbanda Salvador da Guia)

Dois de fevereiro é dia de celebrar Iemanjá, que significa ‘A mãe dos filhos peixes’ a partir da expressão em iorubá ‘Yèyé omo ejá’. Para falar sobre a história dela, o Lado B conversou com o pai de santo Jil Alessandro Xavier da casa Ile Sola Iya Omi Legbe Ita Ode.

Nesta sexta-feira (02), no Bairro Estrela do Sul, ele irá comemorar e agradecer à orixá. Jil explica que a celebração é marcada por singularidades que representam Iemanjá. “A festa constitui-se numa cerimônia pública onde fazemos oferendas para Iemanjá. As oferendas são relacionadas à mulher, a essência e energia feminina. No caso são flores, perfume, espelho, pente, como se fosse realmente agradar uma mulher”, diz.

As oferendas em questão trazem diferentes significados, como no caso das flores que são ligadas aos relacionamentos e os espelhos que a beleza. As frutas também são bastante comuns nas festas, pois representam fartura e são uma forma de agradecimento. “As pessoas que vão colocam coisas para pedir, agradecer e louvar”, afirma o pai.

Cultuada na umbanda e no candomblé, Iemanjá, a ‘Rainha das Águas’, é um dos orixás mais antigos que existem. Símbolo da criação, ela está associada à maternidade, por isso, é considerada mãe de todos os orixás. “Ela tem uma função primordial que é a cabeça, ela é dona de todas as cabeças. Ela criou o ritual chamado bori que é de fortalecimento das nossas cabeças”, completa Gil.

O motivo de ser celebrada no dia 2 de fevereiro, segundo Jil, é por terem a relacionado com a padroeira dos navegantes e viajantes. “No sincretismo católico a data é de Nossa Senhora dos Navegantes, que foi associada à Iemanjá”, pontua.

Programação - Na casa Ile Sola Iya Omi Legbe Ita Ode, a festa para Iemanjá começa às 19h30 e todos podem participar. O endereço é Rua Aladim, 260, Bairro Estrela do Sul.

Já a Tenda de Umbanda Xango e Iemanjá planeja fazer uma oferenda  e louvação à orixá e trabalho com marinheiro, das 19h30 às 21h. O endereço é R. Adis Abeba, 263, Jardim Presidente.

No dia 10 de fevereiro, a Tenda de Umbanda Salvador da Guia celebra Iemanjá a partir das 18h. O endereço é Rua Sidnei Ferreira Ribeiro, 447 Jardim Colorado.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias