Semana de feriado terá festival para crianças com programação gratuita
Encontro de teatro entre crianças será realizado entre os dias 10 e 15 de outubro
Na próxima terça-feira (10) a Companhia de teatro mineira Maria Cutia apresenta o espetáculo "Parachico" na abertura da 5ª edição do Eteca (Encontro de Teatro entre crianças), no teatro Glauce Rocha, em Campo Grande.
De terça a domingo (15), o Festival acontecerá simultaneamente no teatro Glauce Rocha e na sede do Grupo Casa e terá atrações que misturam circo, teatro e dança, com espetáculos de artistas do Estado e de Companhias de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de contações de histórias infantis, rodas de conversas, feira de artesanato e shows musicais.
Com 17 anos de trajetória, a Companhia Maria Cutia se apresenta em Campo Grande pela primeira vez com o espetáculo "Parachico". A apresentação que abre o Festival é fruto da pesquisa de doutorado de uma das fundadoras da Maria Cutia, Mariana Arruda, e traz um show com canções de Chico Buarque, com bases na música, teatro e principalmente na palhaçaria. "A partir das minhas memórias, das primeiras músicas do Chico que eu ouvi, o que eu pensava quando eu ouvia, a primeira canção do Chico que eu cantei. Eu começo de bailarina, com o meu sonho de menina de ser bailarina, e no fim, viro uma palhaça. Então, passa por um repertório das canções do Saltimbancos da peça de teatro, do Saltimbancos Trapalhões do filme, de toda a memória do circo, do envolvimento do circo brasileiro que essas músicas do Chico remetem a gente, né?”, explica Mariana.
Programação completa
Além do espetáculo "Parachico", na quarta-feira (11), às 09h, na sede do Grupo Casa, atores da Companhia apresentam a contação de história infantil "Será que Meu Pé Sabe", que apresenta a importância da adoção Consciente, os desejos de dois adultos virarem pai e mãe, e de duas crianças, em filhos. No mesmo dia, às 10h, as crianças poderão soltar a imaginação com a Oficina de Desenho com o artista campo-grandense Rafael Mareco em uma montagem de Mural Criativo, e às 16h, os palhaços Cirola e Mixirica apresentam o premiado espetáculo "A Borboleta Mais Velha do Mundo".
Na quinta-feira (12), a programação continua com várias atrações, como a contação de história "Lilica, a galinha árvore", adaptação do livro da escritora Carmen Lúcia, a apresentação do espetáculo "Guri-Árvore" com a companhia sul-mato-grossense Fulano Di Tal e também "Emaranhada", teatro com Amarilis Irani, de São Paulo. Todas as apresentações de quinta serão na sede do Grupo Casa. O público também poderá assistir, na sexta-feira (13), a contação de história "Fala Bicho", da Companhia Habilidoces, de Campo Grande, e as apresentações de circo com a palhaça Mixirica, em "Mixicirquinho" e Palhaça Rubra e Carol Bahíense, em “Encanto Cantado”, de São Paulo.
No sábado (14), a Companhia Dançurbana faz a apresentação de dança “KZUU” e o Grupo Casa apresenta o espetáculo "As preciosas", que conta a história de três funcionárias de uma máquina do tempo da humanidade que tentam sincronizar a consciência humana com o período cronológico histórico, trazendo à cena escritoras esquecidas ou anônimas de Contos de Fadas do século XVII e XVII, o espetáculo tem montagem com estrutura de andaimes e projeções em videomapping para ambientar a peça no Universo.
No domingo (15), terá roda de conversa mediada por Ligia Prieto sobre literatura para criança e a criação de uma nova história, e a Companhia Artesanal, do Rio de Janeiro, fecha o Festival com a apresentação do espetáculo "Tatá e o Travesseiro", no teatro Glauce Rocha. "O que a gente fez foi encontrar espetáculos delicados, espetáculos carinhosos que falem sobre questões éticas, sobre questões sociais, de forma lúdica, para que a gente consiga compor também esse lugar de reflexão na infância. Então, todos os espetáculos selecionados são espetáculos que convidam muito a infância para uma reflexão de vida." explica a diretora do Grupo Casa, Ligia Prieto.
Neste ano, a atriz do Grupo Casinha, Talita Farias, de 11 anos, que também estará no "Delinha o Musical", é uma das apresentadoras do Festival, além disso, ela se junta às crianças da Companhia para apresentar cenas com construções autorais. Talita conta que ficou surpresa com o convite e que ficou emocionada porque faria o mesmo trabalho que sua professora e também diretora do Grupo Casa Ligia Prieto "Foi emocionante porque eu não sabia que ia ser apresentadora e eu fiquei muito feliz porque veio uma sensação de alegria em mim porque eu ia fazer o papel que a tia Ligia sempre faz. Como foi eu que escrevi a minha cena, está sendo mais fácil de decorar e de ensaiar, mas me dá muita ansiedade, muito nervoso na hora de pensar assim, nossa, eu vou apresentar."
O Encontro de Teatro entre Crianças, nasceu em 2016, idealizado pelo Grupo Casa – Coletivo de Artistas para discutir a arte como ferramenta fundamental na formação da criança como sujeito no mundo. Com curadoria de Ligia Prieto e Kelly Figueiredo, o Festival conta também com produção de Érika Oelke, Elvis Martins, Fernando Averaldo, Gabriella Thais, Jessica Martins, Lethícia Rodrigues, Leonardo de Castro, Leonardo Medeiros, Isabela Lopes, Ana Lúcia Serrou, André Flávio e colaboração da fotógrafa Marithê do Céu.
O Grupo Casa fica na Rua Visconde de Taunay, 306.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.