Tênis e alfaiataria juntos dão força a tendência esporte “deluxe"
Olhando a vitrine em uma loja de produtos esportivos de Campo Grande, Tatiana Colombo, 29 anos, começa reclamando do colorido “exagerado”. “Tá difícil comprar um tênis, hoje só tem os muito chamativos”. Fica evidente então o que ela acha sobre combinar o estilo esportivo com a alfaiataria. “Nunca usaria”.
Há tempos as peças de academia se misturam ao vestir cotidiano, mas agora ganham força nos looks até então tido como formais. Nos editoriais de moda, há muita alfaiataria arrematada com o bom e velho tênis de corrida.
A fórmula é contemporânea no conceito. Expõe a vida corrida, com o trabalho interrompido pelo treino de musculação no meio da tarde e, depois, a volta ao serviço para em seguida buscar os filhos na escola.
Mas nada convence a vendedora Dagmar Cavalcante, 23 anos. “Tênis tem de ser usado para esporte”, sentencia.
O tratamento do guarda-roupa esportivo como item de luxo vai além do tênis, tem vários elementos sportswear, como cores vibrantes e os grandes zípers ou a jaqueta high-tech. Hoje ninguém mais sabe distinguir na rua, por exemplo, a legging da ginástica de uma calça adesiva de balada.
A alfaiataria é a forma mais chique nesse contexto, o clássico quebrado pelo informal também dá um bom jogo.
Para algumas pessoas, o que falta é um incentivo coletivo na hora de mesclar tênis e um bom blazer. “Não conheço essa tendência, mas se chegar, eu uso sem problema”, diz a vendedora Joelma Gomes, de 22 anos.